Silva e Luna irá ao Congresso pela 3ª vez para falar sobre gasolina
Presidente da Petrobras já esteve em outras duas audiências públicas na Câmara dos Deputados para explicar política de preços da estatal
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, terá novo encontro com parlamentares para explicar os sucessivos aumentos no preço dos combustíveis. O chefe da estatal confirmou presença em audiência pública marcada para a próxima terça-feira (23/11) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.
Esta será, pelo menos, a terceira audiência do Congresso Nacional em que o presidente da empresa se fará presente para prestar esclarecimentos sobre a política de preços adotada pela estatal. Silva e Luna já participou anteriormente de outras duas audiências na Câmara dos Deputados, uma em junho e outra em setembro deste ano.
Além do presidente da Petrobras, a CAE também convidou para participar da sessão o ministro da Economia, Paulo Guedes, e de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A dupla ainda não confirmou presença na sessão e, por se tratar de convite e não convocação, pode se abster de comparecer ao Senado.
A realização de audiência pública na CAE atende a pedido do presidente do colegiado, senador Otto Alencar (PSD-BA). O parlamentar defende que é preciso que os envolvidos expliquem as motivações para o aumento elevado do valor do combustível cobrado nas bombas dos postos.
“Em 2021, a Petrobras aumentou os preços da gasolina 11 vezes e nove vezes, os preços do diesel. No ano, a gasolina subiu 74% e o diesel, 64,7%. É primordial a avaliação da política de preços dos combustíveis”, destaca Alencar.