metropoles.com

Servidores do MPF preparam lista quíntupla para a sucessão de Dodge

Termina nesta sexta, o prazo para os servidores do MPF escolherem o substituto da procuradora-geral da República. A intenção da Associação dos Servidores do Ministério Público Federal (ASMPF) é entregar a lista dos cinco mais votados para Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Raquel Dodge
1 de 1 Raquel Dodge - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Termina nesta sexta-feira (07/06/2019) o prazo para os servidores do Ministério Público Federal (MPF) escolherem o substituto da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. A intenção da Associação dos Servidores do Ministério Público Federal (ASMPF) é entregar a lista dos cinco mais votados para o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Esta é a primeira vez que os servidores do MPF organizam o “Top 5 PGR”. “É a oportunidade para todos que fazem do MPF um órgão de excelência, a livre manifestação sobre a popularidade dos procuradores que poderão ocupar este importante posto”, destaca a entidade.

A escolha ocorre por meio do sistema eletrônico da associação. Para participar, todo servidor ou procurador, ativo ou aposentado, deverá gerar uma senha e atualizar o cadastro no portal da associação. “A participação é de fundamental importância, pois refletirá a vontade expressa em quem poderá nos representar nos próximos dois anos”, frisa o comunicado.

Ao todo, mais de 12 mil servidores poderão participar. Na hora da escolha, o associado, servidor ou procurador poderá apontar o nome de preferência. Quase 1,2 mil integrantes poderão ser escolhidos pelos participantes.

A lista com os cinco nomes será divulgada em 10 de junho. Após a publicização do resultado, um documento será enviado a Bolsonaro. Raquel Dodge deixará o cargo em setembro.

A procuradora-geral da República foi a segunda mais votada na lista tríplice da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) e acabou escolhida pelo então presidente, Michel Temer (MDB). A lista da ANPR é distinta da produzida pela ASMPF.

Essa forma de escolha passou a ser usada em 2003, durante o primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro a escolher um nome entre os três mais votados pelos procuradores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?