Sergio Moro tem a maior aprovação entre os ministros de Bolsonaro
Dos entrevistados, 93% responderam conhecer Moro e 59% avaliaram o trabalho dele como ótimo ou bom, segundo o Datafolha
atualizado
Compartilhar notícia
Dos 22 ministros da gestão de Jair Bolsonaro (PSL), o da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, é o mais popular segundo pesquisa do Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo. Dos entrevistados, 93% responderam conhecer Moro e 59% avaliaram o trabalho dele como ótimo ou bom.
No índice de desempenho, aparecem logo em seguida os ministros da Economia, Paulo Guedes, com 30% de aprovação, e da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, com 25%.
Em último lugar aparece o chefe da pasta do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Ele fica atrás tanto em popularidade quanto em aprovação. Álvaro Antônio tem enfrentado dias difíceis no ministério desde a divulgação de notícias sobre o uso de candidatas laranjas no PSL de Minas Gerais, comandado pelo ministro.
Marcelo é apontado por participar do esquema do PSL de desvio de recursos do Fundo Eleitoral durante o último pleito, em outubro do ano passado, por meio do uso de candidaturas de laranjas. A Polícia Federal ainda investiga o caso, mas já apontou ver elementos do envolvimento de Álvaro Antônio no caso.
Em meio a uma grave crise e sem garantias de que permanecerá no cargo, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, também tem um baixo índice de aprovação. Apenas 13% consideram o trabalho do chefe da pasta ótimo ou bom.
Desde que assumiu o cargo, Vélez tem enfrentado problemas. Além de a pasta estar dividida entre o grupo de militares com forte influência no governo e os técnicos, há, ainda, aqueles favoráveis ao guru da família Bolsonaro, Olavo de Carvalho. Os conflitos levaram a demissões no primeiro escalão e aprofundaram a crise na pasta.
A pesquisa ouviu 2.086 brasileiros, em 130 municípios, nos dias 2 e 3 de abril.