metropoles.com

Senadores votam requerimento de urgência para PEC do fim do foro

Proposta prevê o fim da prerrogativa para todas as autoridades acusadas de crimes comuns. Inclusive, integrantes do Judiciário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
plenário senado
1 de 1 plenário senado - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Líderes de partidos no Congresso e o presidente do Senado, Eunício de Oliveira (PMDB-CE), chegaram a um consenso para votar, nesta terça-feira (21/3), um requerimento de urgência e um calendário especial para aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê o fim do foro privilegiado para todas as autoridades acusadas de crimes comuns. Até mesmo de integrantes do Ministério Público e do Judiciário. As informações são do jornal O Globo.

Com a aprovação do calendário, a PEC, de autoria do senador Álvaro Dias (PV-PR) e relatada por Randolfe Rodrigues (Rede-AP), receberia emendas diretamente no plenário. Isso porque já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

“Vamos votar a urgência e a criação do calendário especial para a proposta do senador Álvaro Dias, que acaba com o foro privilegiado para todo mundo, inclusive para presidente da República. Toda discussão sai do Supremo Tribunal Federal e vai para as instâncias de cada autoridade”, explicou o líder do Democratas, Ronaldo Caiado (GO).

Na semana passada, Randolfe Rodrigues coletou as 41 assinaturas necessárias para dar urgência à votação do projeto. Se for aprovado no Senado, em dois turnos, a PEC irá para a deliberação na Câmara, também em dois turnos.

Randolfe ressaltou que, apesar da coleta das assinaturas, é necessário conseguir aprovação. “O Brasil é o país que tem o maior número de autoridades no mundo, 36 mil, que contam com o instituto do foro privilegiado, que distingue cidadãos”, diz o parlamentar, em vídeo postado em sua página nas redes sociais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?