Senadores querem convocar Queiroga para explicar vacinação infantil
Congressistas cobram informações sobre a quantidade de doses adquiridas e as medidas sanitárias para conter o avanço da Ômicron
atualizado
Compartilhar notícia
Senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 querem convocar o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para prestar esclarecimentos sobre a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra o novo coronavírus. Ao todo, 14 senadores assinam o requerimento.
Nesta quinta-feira (6/1), os congressistas protocolaram um requerimento pedindo a convocação. Além da imunização infantil, os senadores cobram informações sobre a quantidade de doses adquiridas pela Saúde e as medidas sanitárias para conter o avanço da variante Ômicron e da coinfecção flurona — adoecimento simultâneo por gripe e Covid-19.
Outro problema que afeta o Ministério da Saúde entrou na mira dos senadores. O apagão dos dados de infecções, internações e mortes por Covid-19, o hackeamento e a integridade dos sistemas de informação da pasta ─ em especial o Conecte SUS ─ são alvo de questionamentos.
“A pandemia de Covid-19 continua assolando o Brasil. Após mais de 619 mil mortes, o país, agora, convive com uma nova onda de infectados, em meio à disseminação comunitária da variante Ômicron e dos casos de coinfecção entre o coronavírus e a influenza”, destaca trecho do documento (veja a íntegra no fim da reportagem).
“Restam dúvidas”
O requerimento ressalta que “restam dúvidas sobre as estratégias e as políticas traçadas pelo governo federal” para o combate à pandemia em 2022.
“Diante de toda essa conjuntura, entende-se necessário e urgente o comparecimento do senhor Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, ministro de Estado da Saúde, à Comissão Representativa do Congresso Nacional, a fim de prestar esclarecimentos aos Parlamentares e à sociedade brasileira sobre os fatos acima mencionados e os demais relacionados à pandemia de Covid-19”, conclui o documento.
Assinam o documento os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Zenaide Maia (Pros-RN), Paulo Rocha (PT-PA), Omar Aziz (PSD-AM), Renan Calheiros (MDB-AL), Fabiano Contarato (PT-ES), Simone Tebet (MDB-MS), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Rogério Carvalho (PT-SE), Jorge Kajuru (Podemos-GO), Humberto Costa (PT-PE), Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Eduardo Braga (MDB-AM) e Otto Alencar (PSD-BA).
Veja a íntegra do requerimento:
Requerimento CPI da Covid by Manoela Alcantara on Scribd