metropoles.com

Senadores governistas cobram de Alcolumbre sabatina de André Mendonça

O Supremo Tribunal Federal (STF) está com um ministro a menos, depois do último dia 12 de julho, quando Marco Aurélio Mello se aposentou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Waldemir Barreto/Agência Senado
Carlos Viana
1 de 1 Carlos Viana - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Senadores governistas cobraram, nesta terça-feira (24/8), o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para que marque a sabatina do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União André Mendonça, indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou Mendonça à Corte no último dia 13 de julho, após a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello. A sabatina do candidato “terrivelmente envagélico” ainda não foi agendada. Indicado posteriormente para a recondução ao cargo, o procurador-geral da República, Augusto Aras, foi sabatinado – e aprovado – nesta terça.

“A CCJ tem que andar, a fila tem que andar. Não pode colocar hoje na CCJ um ‘tranca rua’. Ou aprova ou desaprova. O ministro André [Mendonça] é um homem extremamente religioso, mas não é Jesus para ficar nessa Via Sacra”, disse o senador Telmário Mota (Pros-RR).

O senador Carlos Viana (PSD-MG) criticou Alcolumbre por supostamente “fazer manobra política usando o Senado da República” ao não marcar a sabatina de Mendonça. “Fomos eleitos para ser voz, e não eco de nenhum tipo de manobra”, reclamou.

A bancada do PL, formada pelos senadores Jorginho Mello (SC), Welligton Fagundes (MT), Romário Faria (RJ) e Carlos Portinho (RJ), protocolou uma mensagem pedindo que a sabatina seja agendada, “tendo em vista que o egrégio STF encontra-se desfalcado de um membro ministro desde o dia 12 de julho de 2021”.

Antes de iniciar a sessão desta terça, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou, ao ser questionado sobre a marcação da sabatina, que a mensagem já foi despachada para a CCJ e cabe a Alcolumbre designar a data para a apreciação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?