metropoles.com

Senadores confirmam derrubada do veto à desoneração de setores da economia

Com a decisão, Congresso mantém a prorrogação do benefício na folha de pagamento de 17 setores até o fim de 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Lago com Congresso ao fundo
1 de 1 Lago com Congresso ao fundo - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

Assim como os deputados federais, os senadores rejeitaram nesta quarta-feira (4/11), por 64 votos a 2, em sessão do Congresso Nacional, o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e prorrogaram a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia até o fim de 2021.

A desoneração até o fim do próximo ano foi incluída pelos parlamentares na Medida Provisória (MP) 936/20, mas o trecho foi vetado pelo presidente ao sancionar a Lei 14.020/20, em julho.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), destacou seu voto pela derrubada e ponderou a questão da constitucionalidade. “É preciso que o relatório do senador Marcio Bittar dê a saída constitucional para que a derrubada do veto não seja discutida judicialmente”, disse.

Diversos senadores contestaram o argumento. “Não existe vícios de inconstitucionalidades, os pareceres são claros. Não vamos usar isso como argumento para deixar interrogação na cabeça do povo brasileiro”, retrucou o senador Major Olímpio (PSL-SP).

Com a desoneração, empresas de 17 setores beneficiados podem pagar de 1% a 4,5% do seu faturamento em troca dos 20% do pagamento da contribuição sobre a folha para o INSS. Estima-se que a medida possa salvar cerca de 1 milhão de empregos.

Antes da sessão, os líderes partidários fecharam acordo para retirar os vetos ao novo Marco Legal do Saneamento e ao pacote anticrime da pauta da sessão desta quarta e analisar em 18 e 29 de novembro, respectivamente.

Outros vetos

Os parlamentares também confirmaram a derrubada do veto 33/20 que desobriga estados, Distrito Federal e municípios de cumprirem metas com a União no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por quatro meses.

Os senadores votaram para manter o veto 13/20, que amplia o auxílio emergencial. Diante disso, não haverá mais a sessão do Congresso, que seria realizada, na noite desta quarta-feira, pelos deputados federais.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?