metropoles.com

Senadora Kátia Abreu critica Eduardo Bolsonaro por declarações contra China

Representante do agronegócio, a senadora informou que postura do filho do presidente é “isolada” e que não representa a voz dos brasileiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Elza Fiuza/Agência Brasil
katia abreu
1 de 1 katia abreu - Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Após a reação do embaixador da China do Brasil, Yang Wanming, às declarações do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre a tecnologia de internet 5G, a senadora Kátia Abreu (PP-TO) enviou uma carta ao embaixador classificando as mensagens do filho do presidente Jair Bolsonaro como “isoladas”.

Segundo a congressista, as falar de Eduardo Bolsonaro são “posições políticas isoladas” que “não representam a voz dos brasileiros”.

“Reitero aqui a minha convicção de que posições políticas isoladas não representam a voz dos brasileiros. Prefiro acreditar nas relações sino-brasileiras como sinônimo de cooperação e amizade”, disse a senadora, que está internada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para tratamento da Covid-19.

4 imagens
 Kátia Abreu  segue internada
Kátia Abreu (PP-AL) tem como suplente Donizeti Nogueira (PT-TO), que assume como senador caso ela vá para o TCU
Senadora Kátia Abreu
1 de 4

Senadora Kátia Abreu

Reprodução
2 de 4

Kátia Abreu segue internada

Roque de Sá/Agência Senado
3 de 4

Kátia Abreu (PP-AL) tem como suplente Donizeti Nogueira (PT-TO), que assume como senador caso ela vá para o TCU

Waldemir Barreto/Agência Senado
4 de 4

Senadora Kátia Abreu

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Representante do agronegócio, setor que poderia ser um dos principais afetados diante de uma eventual represália chinesa, a senadora ressaltou no ofício que a China é relevante para o setor produtivo brasileiro, por ser o principal destino de vários produtos da pauta de exportação.

“A nação chinesa tem grande relevância para o desenvolvimento de diversos setores produtivos do Brasil e é o destino principal de vários produtos da nossa pauta de exportações. Já estive na China em 10 oportunidades, e a cada nova visita descubro um país fabuloso, com acelerado e sustentado crescimento econômico, elevado nível de investimentos estrangeiros, dinamismo, inovação e competitividade admiráveis”, elogiou a senadora.

Ameaça

Na terça-feira (24/11), nota do embaixador chinês afirmou serem “infundadas” as mensagens publicadas nas redes sociais pelo deputado.

Segundo Wanming, são manifestações que “solapam” a relação entre os dois países. Ele ainda pediu que o parlamentar “cesse as desinformações e calúnias”, e enfatizou: “Caso contrário, vão arcar com as consequências negativas e carregar responsabilidade histórica de perturbar a normalidade da parceria China-Brasil”.

Eduardo, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, havia postado na noite de segunda-feira (23/11) mensagem na qual dizia que o governo brasileiro declarou apoio a uma “aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”. O 5G é o nome atribuído à internet móvel de quinta geração, na qual China e Estados Unidos disputam mercados em todo mundo.

Após a manifestação do embaixador, o Ministério das Relações Exteriores tomou as dores de Eduardo Bolsonaro e reagiu às críticas, classificando-as como “ofensivas”.

O Itamaraty enviou uma carta à Embaixada da China no Brasil na qual, entre outros pontos, diz: “Não é apropriado aos agentes diplomáticos da República Popular da China do Brasil tratarem dos assuntos da relação Brasil-China através das redes sociais”.

De acordo com a nota, o posicionamento da China contra Eduardo por meio das redes sociais “não é construtivo, cria fricções completamente desnecessárias e apenas serve aos interesses daqueles que, porventura, não desejam promover as boas relações entre Brasil e China”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?