metropoles.com

Senador vai à Justiça contra campanha anti-isolamento do governo

Junto de deputados federais, Alessandro Vieira vai pedir a suspensão de peça publicitária sobre coronavírus que custou R$ 4,8 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) anunciou, nesta sexta-feira (27/03), que vai à Justiça contra a propaganda “O Brasil não pode parar” do governo Jair Bolsonaro (sem partido). A ação popular será proposta por ele junto aos deputados federais Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES) — todos do Movimento Acredito.

Para eles, a campanha lesa o patrimônio e a saúde pública e fere a moralidade administrativa, veiculando à população o posicionamento pessoal do presidente que “contraria a ciência, o bom senso e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS)”.

O valor investido na peça, de R$ 4,8 milhões, poderiam ser utilizados, sustentam os parlamentares, para comprar cerca de 4 mil testes rápidos para o novo coronavírus.

Acusando Bolsonaro de adotar “narrativa leniente” com a doença, eles refutam o discurso de que o isolamento deve ser rompido para estimular a economia. “Não se preserva a economia colocando em risco a vida de milhões e milhões de pessoas”, criticam.

No Twitter, Rigoni criticou a iniciativa do governo.

“O isolamento social é efetivo e tem como objetivo achatar a curva do número de doentes para que, ao longo do tempo, todos que precisem de atendimento hospitalar tenham acesso. Quanto mais doentes em pouco tempo, pior. Infelizmente o PR parece não ter entendido isso”, completou Tábata.

Campanha
A campanha, lançada oficialmente nessa quinta-feira (26/03), se sustenta na tese deJair Bolsonaro de que a quarentena total não é necessária porque a maior parte dos óbitos é de pessoas com idade avançada. Ele já anunciou que quer o chamado “isolamento vertical”, só para idosos.

“É preciso proteger estas pessoas e todos os integrantes dos grupos de risco, com todo cuidado, carinho e respeito. Para estes, o isolamento. Para todos os demais, distanciamento, atenção redobrada e muita responsabilidade. Vamos, com cuidado e consciência, voltar à normalidade”, diz o texto de uma publicação no perfil do governo federal no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?