metropoles.com

Senador sobre PL que cria teto do ICMS: “Saque ao orçamento estadual”

Líder da Minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN) defende que proposta configura perigo às gestões de estados e municípios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agência Senado
Jean Paul Prates
1 de 1 Jean Paul Prates - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O líder da Minoria no Senado Federal, Jean Paul Prates (PT-RN), criticou a redação da proposta aprovada nessa quarta-feira (25/5) pela Câmara dos Deputados, que fixa o teto do ICMS sobre produtos como combustíveis, energia, telecomunicações e transporte.

Prates foi o relator, no Senado, de dois projetos que se propõem a trazer soluções para as recorrentes altas no preço da gasolina e do diesel. Ele quer “aprimorar” o projeto aprovado pelos deputados na última noite.

“Vamos assegurar que o orçamento estadual – crucial para a manutenção da saúde, educação e segurança pública – seja preservado. O pior dos mundos é que seja realizado esse saque aos orçamentos estaduais e o corte não chegue ao consumidor, apenas ampliando a margem de lucro das cadeias produtivas”, defende.

O petista argumentou que um dos projetos relatado por ele, propondo a criação de um fundo de estabilização dos preços dos combustíveis (PL 1.472/2021), não coloca em risco os orçamentos de estados e municípios. Governadores e prefeitos são contra o texto que fixa o teto do ICMS por entenderem que haverá prejuízo na arrecadação dos entes.

Segundo o senador, a Câmara falhou em cumprir seu papel constitucional, ao adiar a apreciação do PL 1.472/2021. “Importante registrar que temos mecanismos ainda a tentar antes de por a perigo os orçamentos estaduais. Essa omissão é deliberada e injusta”, dispara, em crítica velada a Arthur Lira (PP-AL).

O parlamentar entende que a discussão sobre a tributação de serviços essenciais é meritória. Em contrapartida, defende ser preciso ter “responsabilidade para não desarticular as contas dos entes federados”.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?