metropoles.com

Senador sobre áudios de ministro: “Tráfico de influência explícito”

Presidente da Comissão de Educação conversou com ministro Milton Ribeiro por telefone e cobrou ida do titular do MEC ao Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Waldemir Barreto/Agência Senado
Marcelo Castro_senador
1 de 1 Marcelo Castro_senador - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) afirmou, nesta quarta-feira (23/3), que os áudios atribuídos ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, apontam para “tráfico de influência explícito”.

O emedebista preside a Comissão de Educação do Senado Federal e conversou com o titular da pasta por telefone mais cedo. Há expectativa de que Ribeiro compareça ao colegiado na próxima terça (29/3) para dar explicações.

“O ministro disse que os recursos do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] iriam em primeiro lugar para os municípios mais necessitados e em segundo lugar para todos os amigos. Se esse áudio for dado como autêntico, acho que não tem o que se questionar. Isso é tráfico de influência explícito, é evidente”, defendeu o senador.

Castro afirmou que a conversa com o Milton Ribeiro ocorreu de maneira “formal”. “Ele se prontificou, disse: ‘Olha, senador, eu sei que o senhor é o presidente da Comissão de Educação e eu estou pronto aqui para, na hora que vocês quiseres, eu vou, dou todas as explicações. Faço questão de ir'”, narrou o parlamentar.

O presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também comentou o teor dos áudios recém-divulgados. “A fala do áudio não é uma fala feliz. O que nós defendemos sempre é o tratamento igualitário sem qualquer tipo de privilégio que seja e isso nós esperamos do Ministério da Educação e de qualquer ministério”, disse o senador.

Pacheco defendeu a autonomia da Comissão de Educação para questionar o titular do MEC sobre as gravações. “É bom que se permita ouvir os esclarecimentos, identificar a veracidade e contexto de tudo quanto ali está dito, para que se chegue às conclusões. O que não podemos é nos precipitar”.

Requerimentos e impeachment

Atualmente, o colegiado possui dois requerimentos pedindo a convocação do titular do MEC. O primeiro é de autoria do líder da oposição, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o outro foi protocolado pelo líder da minoria, Jean Paul Prates (PT-RN).

O parlamentar da Rede também apresentou um pedido de impeachment de Ribeiro da pasta, além de ter cobrado a ida do presidente do FNDE e dos pastores citados por Ribeiro na gravação, em que o ministro diz ajudar os municípios dos “amigos do pastor Gilmar Santos”, atendendo a pedido do presidente da República.

“Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar”, afirma Ribeiro na conversa gravada. “A minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar”, continua, em reunião com prefeitos.

“Muito constrangedor”

Para Castro, o teor das gravações é “grave” e requer esclarecimentos imediatos. “É evidente que esses esclarecimentos são imprescindíveis, porque o áudio que foi gravado apresenta a própria voz dele”, enfatizou.

“Trata-se de um áudio muito constrangedor, é um áudio que deixa muito mal o ministro. Ele vai ter, com certeza, que se preparar muito e trazer muitas informações e documentos para justificar as coisas que disse no áudio. Os questionamentos a ele serão muito fortes, muito intensos”, completou o senador.

O parlamentar acredita que Milton Ribeiro comparecerá ao Senado de forma “espontânea”. Vale ressaltar, porém, que, uma vez aprovado o pedido de convocação, o ministro estará obrigado a vir. Apenas em caso de convite, é que o convidado pode abster-se do comparecimento no Senado.

Nesta quarta-feira (23/3), o procurador-geral da República, Augusto Aras, decidiu pedir ao STF que abra um inquérito para apurar a conduta do ministro da Educação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?