metropoles.com

Senador quer convocar ex-mulher de Bolsonaro para depor na CPI

Alessandro Vieira (Cidadania-SE) defendeu que Ana Cristina Siqueira Valle tem ligação com lobistas investigados pela comissão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Waldemir Barreto/Agência Senado
Alessandro Vieira_CPI da Covid-19
1 de 1 Alessandro Vieira_CPI da Covid-19 - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou, nesta sexta-feira (3/9), junto à CPI da Covid-19, requerimentos de convocação da ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) Ana Cristina Siqueira Valle. A investida é resultado dos diálogos divulgados que apontam suposto envolvimento da ex-companheira do mandatário do país com lobistas investigados pelo colegiado por atuação suspeita no Ministério da Saúde. 

O parlamentar destaca que a CPI obteve indícios de ilicitudes com base em mensagens eletrônicas extraídas de aparelho telefônico apreendido pelo Ministério Público Federal (MPF) do Pará, cujo conteúdo foi encaminhado à comissão.

Segundo Vieira, a ex-mulher de Bolsonaro teria entrado em contato com o Palácio do Planalto para “exercer influência” no processo de escolha do defensor público geral junto ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Oliveira.

Além disso, o senador afirma que a ex-mulher de Bolsonaro tem relação próxima a Marconny Nunes Ribeiro Albernaz de Faria, apontado como lobista influente no Ministério da Saúde, tendo intermediado negócios, inclusive, para a Precisa Medicamentos, investigada pelo colegiado no âmbito da venda da vacina Covaxin.

Acusado de fugir do depoimento à CPI, Marconny tem bom trânsito no Ministério da Saúde, além de possuir laços estreitos com parentes e pessoas próximas ao presidente. Pela atuação na intermediação de vendas de insumos a diferentes órgãos públicos, o lobista tornou-se alvo de investigações e entrou no radar da comissão que apura ilicitudes envolvendo ações do governo federal para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?