metropoles.com

Senador diz que Conselho de Medicina de SP manipula denúncias e pede busca e apreensão

Rogério Carvalho (PT-SE) chamou a atenção de senadores da CPI da Covid-19 para operação antes que se perca provas contra a operação de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leopoldo Silva/Agência Senado
empresário Otávio Oscar Fakhoury Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva de empresário apontado como financiador de disseminação de notícias falsas 4
1 de 1 empresário Otávio Oscar Fakhoury Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva de empresário apontado como financiador de disseminação de notícias falsas 4 - Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) disse, nesta quinta-feira (30/9), que recebeu informação de que o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) estaria a portas fechadas manipulando denúncias arquivadas do caso Prevent Senior. Diante disso, sugeriu busca e apreensão na entidade. Comissão não deliberou.

“Cremesp está a portas fechadas manipulando denúncias que foram arquivadas. Acho que merece busca e apreensão antes que mudem tudo. O Conselho arquivou várias denúncias. Neste momento, estão fechados alterando os arquivamentos que fizeram, acho que caberia um requerimento de busca e apreensão para que a gente pudesse ter esses documentos da Prevent Senior que estão sob a guarda do Cremesp”, declarou Carvalho.

A advogada Bruna Morato, representante de ex-médicos da Prevent Senior, afirmou, em depoimento à CPI da Covid-19 na última terça-feira (28/9), que a empresa tinha segurança de que não seria investigada pelo Ministério da Saúde e por órgãos de fiscalização.

5 imagens
Diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista Junior, em depoimento à CPI da Covid-19
Pedro Benedito Batista Júnior na CPI da Covid-19
Sessão da CPI da Covid-19
Advogada Bruna Morato representa médicos que denunciaram a operadora
1 de 5

Unidade da Prevent Senior

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 5

Diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista Junior, em depoimento à CPI da Covid-19

Edilson Rodrigues/Agência Senado
3 de 5

Pedro Benedito Batista Júnior na CPI da Covid-19

Edilson Rodrigues/Agência Senado
4 de 5

Sessão da CPI da Covid-19

Edilson Rodrigues/Agência Senado
5 de 5

Advogada Bruna Morato representa médicos que denunciaram a operadora

Roque de Sá/Agência Senado

Após ação da CPI e das diversas denúncias viram à tona, o Cremesp disse que está investigando a operadora de saúde com o necessário rigor.

“O Cremesp está investigando rigorosamente denúncias envolvendo a Prevent Senior em questões como pesquisa sobre teste de eficácia de medicamentos sem comprovação científica para tratamento de covid-19, suspeita de fraude em atestados de óbito durante a pandemia e envio de kit de medicamentos, de maneira compulsória, a serem administrados aos conveniados, sem autorização da família e/ou prescrição médica, além de suposta imposição aos médicos de cumprimento de protocolo institucional. As investigações tramitam sob sigilo determinado por Lei”, disse o conselho, em nota.

Prevent Senior

empresa, conforme revelou o Metrópoles, adotou o protocolo de administrar esses fármacos e passou dados para acompanhamento do governo federal. O padrão de uso foi desenvolvido com a ajuda de ao menos um membro do “gabinete paralelo”, que aconselhou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na condução da pandemia.

Além disso, a operadora de saúde é acusada de ter coagido médicos para que aplicassem as drogas em pacientes sem o conhecimento deles ou dos familiares, e até do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). A empresa também é suspeita de ter ocultado, em estudo sobre a cloroquina, o número de mortes de pessoas em tratamento contra a Covid-19.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?