metropoles.com

Senador aciona MP contra apresentador que fez suposta saudação nazista

Adrilles Jorge reproduziu gesto que remete à saudação nazista “sieg heil”, realizada pelo ditador alemão Adolf Hitler

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Fotografia colorida de Adrilles
1 de 1 Fotografia colorida de Adrilles - Foto: Reprodução

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) ingressou, nesta quarta-feira (9/2), com uma representação no Ministério Público de São Paulo (MPSP) solicitando abertura de investigação contra o apresentador Adrilles Jorge por suposta prática de apologia ao nazismo. 

Na noite desta terça (8/2), após um programa veiculado pela Jovem Pan, o apresentador reproduziu gesto que remete à saudação nazista “sieg heil”, realizada pelo ditador alemão Adolf Hitler. O comentarista levantou a mão em riste e logo a abaixou. Em seguida, riu.

Após a repercussão negativa do caso, o Adrilles foi demitido pela emissora. Pelo gesto, o senador petista pede que o jornalista seja investigado. “Não podemos permitir que esse genocídio contra a humanidade seja promovido no Brasil”, defendeu Contarato.

Projeto de Lei

Além do pedido, Contarato apresentou ao plenário do Senado Federal um projeto de lei, o PL 175/2022, para criminalizar condutas associadas à promoção do nazismo e do fascismo, com reclusão de dois a cinco anos e multa. Ainda não há previsão de que a matéria seja pautada para votação na Casa.

“Nosso projeto de lei pretende ampliar o escopo da criminalização da apologia ao nazismo que, hoje, se restringe à fabricação, comercialização, distribuição e veiculação de símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propagandas que utilizam a cruz suástica ou gamada. Buscamos, assim, ampliar o espectro de condutas relacionadas à promoção do nazismo – e do fascismo, que achamos por bem incluir no texto legal – e fazer referência à negação do Holocausto como parte do tipo penal previsto”, explica o senador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?