Senado vota hoje afastamento de Aécio, garantiu presidente da Casa
De acordo com o presidente Eunício Oliveira, já há 45 senadores no Senado Federal: quórum suficiente para votação, que será aberta
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Senado Federal, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou nesta tarde que já há na Casa parlamentares em número suficiente para que seja apreciado, em plenário, o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG).
“A matéria está na pauta, é o primeiro item a ser votado (nesta terça, 17). Tive a informação que temos 45 senadores. Para abrir a sessão, preciso de 41, portanto eu vou dar sequência a votação”, garantiu, pouco antes das 17h.
Segundo Eunício, não cabe ao presidente do Congresso colocar parlamentares no plenário e sim tomar as decisões, “mesmo quando questões de ordem são levantadas”. Por isso, ele resolveu que a votação será aberta, conforme já havia entendido a Justiça (inicialmente em primeira instância, mas depois confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
“Então, eu já tinha tomado a decisão de fazer a votação aberta. Eu vou dar seguimento, vou tratar a matéria da forma como ela deve ser tratada”, afirmou Eunício.
Aguarde mais informações