metropoles.com

Senado vai definir composição de comissões nos dias 23 e 24 de fevereiro

Ao todo, 13 comissões ainda aguardam indicações dos partidos para as cadeiras de titulares e suplentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Senado Federal
1 de 1 Senado Federal - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

A presidência do Senado Federal marcou para 23 e 24 de fevereiro a definição sobre a composição das comissões permanentes da Casa. Ao todo, 13 colegiados ainda aguardam indicações dos partidos para as cadeiras de titulares e suplentes.

A expectativa é de que o MDB, legenda com maior número de parlamentares na Casa, fique com as comissões de Infraestrutura e de Educação, que já era presidida pelo partido.

A sigla sofreu duro golpe com a perda do comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), tida como a mais importante do Senado. A expectativa é de que a cadeira seja assumida pelo ex-presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Antes, a CCJ do Senado era presidida pela senadora Simone Tebet, do MDB. A parlamentar foi candidata à presidência da Casa, mas perdeu a disputa para o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Na reta final, Simone perdeu, inclusive, o apoio de seu próprio partido.

A indicação de Alcolumbre para o posto é tida como “possibilidade” pelo presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG), enquanto o líder do governo no Congresso Nacional, senador Eduardo Gomes, já considera a ida do amapaense para a chefia do colegiado como certa.

CMO na quarta

Enquanto as comissões permanentes ainda aguardam indicações, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) já definiu quem será sua presidente: a deputada Flávia Arruda (PL-DF). A relatoria ficou com o senador Márcio Bittar.

Após impasse e três adiamentos, a CMO será instalada nesta quarta-feira (10/2). A análise do projeto de Lei Orçamento Anual (LOA) de 2021 é prioridade do Congresso Nacional.

Inicialmente, a instalação da CMO estava prevista para ocorrer nesta terça-feira (9/2), mas o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decretou luto e cancelou as atividades da Casa nesta terça por causa da morte do senador José Maranhão (MDB-PB), vítima da Covid-19.

O colegiado, que é formado por 30 deputados e 10 senadores titulares, não foi instalada em 2020 por causa de um impasse entre o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o atual presidente, Arthur Lira (PP-AL).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?