Senado ouve, nesta terça, prefeitos envolvidos no esquema do MEC
Comissão de Educação quer esclarecer se gestores municipais foram favorecidos em esquema de repasses do fundo de desenvolvimento da educação
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Educação (CE) do Senado Federal deve ouvir, na manhã desta terça-feira (5/4), prefeitos supostamente envolvidos com o esquema de recebimento indevido de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A oitiva está marcada para começar às 9h.
Ao todo, nove prefeitos foram convidados a prestar esclarecimentos sobre o episódio, que resultou na saída de Milton Ribeiro do comando do Ministério da Educação.
Ribeiro foi gravado dizendo que tinha como “prioridade” atender “todos os prefeitos que são amigos do pastor Gilmar Santos”. O religioso é o presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros de Assembleias de Deus no Brasil Cristo para Todos.
Segundo o agora ex-ministro, tratava-se de uma demanda do presidente Jair Bolsonaro (PL). Tanto Ribeiro quanto o ex-pastor e seu secretário, Arilton Moura, foram convocados pelo colegiado. Milton se absteve de prestar esclarecimento, enquanto os religiosos devem ser ouvidos nesta quinta (7/4).
A ida dos gestores municipais partiu de requerimento apresentado pelo líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
“Os fatos narrados são gravíssimos e cabe a este Parlamento a apuração, com rigor, dos eventos, o que só será possível com o comparecimento pessoal dos envolvidos no tema em questão para prestar os devidos esclarecimentos”, defendeu o senador nos pedidos.
Até a última atualização desta reportagem, apenas três dos nove prefeitos convidados haviam confirmado presença. São eles: Gilberto Braga, de Luís Domingues (MA); José Manoel de Souza, de Boa Esperança Do Sul (SP); e Helder Aragão, de Anajatuba (MA). A participação deles ocorrerá de forma virtual.
Além deles, foram convocados os seguintes gestores municipais: Kelton Pinheiro, de Bonfinópolis (GO); Junior Garimpeiro, de Centro Novo (MA); Calvet Filho, de Rosário (MA); Marlene Miranda, de Bom Lugar (MA); Nilson Caffer, de Guarani D’Oeste (SP); e Reinaldo Vilela Filho, de Três Corações (MG).
Agenda
Dois dias após ouvir os prefeitos, a comissão volta a se reunir para colher o depoimento do presidente do FNDE, Marcelo Pontes, e dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura.
Na segunda semana de abril, os senadores esperam ouvir o ministro interino da Educação, Victor Godoy. Ele assumiu a gestão da pasta com a saída de Milton Ribeiro.
Confira o cronograma:
- Terça-feira (5/4):
– Gilberto Braga, prefeito de Luís Domingues (MA);
– José Manoel de Souza, prefeito de Boa Esperança do Sul (SP)
– Kelton Pinheiro, prefeito de Bonfinópolis (GO);
– Junior Garimpeiro, prefeito de Centro Novo (MA);
– Calvet Filho, prefeito de Rosário (MA);
– Marlene Miranda, prefeita de Bom Lugar (MA);
– Nilson Caffer, prefeito de Guarani D’Oeste (SP);
– Reinaldo Vilela Filho, prefeito de Três Corações (MG);
– Helder Aragão, prefeito de Anajatuba (MA). - Quinta-feira (7/4):
– Marcelo Pontes, presidente do FNDE;
– Pastor Gilmar Santos;
– Pastor Arilton Moura. - Segunda semana de abril (data indefinida):
– Ministro interino da Educação, Victor Godoy.