metropoles.com

Senado: Moraes e Aras faltam à audiência sobre inquérito das fake news

Reuião teve como objetivo debater o “conflito de opiniões” sobre a investigação e a “violação do devido processo legal”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
Eduardo Girão
1 de 1 Eduardo Girão - Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado Federal realizou, nesta terça-feira (30/8), uma audiência pública para debater o “conflito de opiniões sobre o inquérito das fake news e a violação do devido processo legal, dos direitos e garantias individuais do sistema acusatório”.

A oitiva atende a requerimento de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos-CE) e mira a atuação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Ministério Público Federal (MPF). Entre os convidados pelo senador para participar da discussão, estava o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito, além dos procuradores-gerais Augusto Aras e Raque Dodge – nenhum deles compareceu à audiência.

Ao senador, Aras agradeceu o convite, mas disse que não poderia comparecer “em virtude de compromisso institucional anteriormente assumido”. Na oportunidade, o PGR “parabenizou a iniciativa e desejou pleno êxito no referido evento”.

Sua colega do MPF, Raquel Dodge também comunicou o Senado de seu não comparecimento, mas não deu detalhes sobre a motivação da ausência. Moraes, por sua vez, não se pronunciou.

Segundo Girão, o objetivo da oitiva é esclarecer a atuação do MPF e do STF no âmbito do inquérito. “A Procuradoria-Geral da República, o Ministério Público Federal, teve dois pareceres conflitantes. A dra. Raquel Dodge, logo no início desse inquérito, pediu o arquivamento; e o procurador atual, Dr. Augusto Aras, permitiu, teve uma aquiescência para que esse inquérito continuasse. Então, a gente queria entender o porquê do conflito interno da posição dos dois Procuradores”, explica.

O senador criticou a investigação relatada por Moraes, que, segundo ele, “não tem amparo na Constituição do Brasil”. “Esse inquérito tem incomodado muito os brasileiros. A gente tem conversado com as pessoas – eu e outros parlamentares também –, e, com todo o respeito a quem pensa diferente, existe uma indignação em muitos brasileiros com relação a esse inquérito”, disse, classificando a iniciativa como “preocupante”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?