metropoles.com

Senado: MME terá que explicar como fica Itaipu com venda da Eletrobras

Senadores também querem saber qual será a destinação da área nuclear da estatal no processo de privatização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agência Senado
Jean Paul Prates
1 de 1 Jean Paul Prates - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A Comissão de Infraestrutura do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (10/5), requerimento para realização de audiência pública com representantes do Ministério de Minas e Energia para explicar os planos do Executivo para a área nucelar e Usina Hidrelétrica de Itaipu no processo de desestatização da Eletrobras.

O pedido é de autoria do líder da minoria, senador Jean Paul Prates (PT-RN). O petista também conseguiu a aprovação de outro requerimento solicitando audiência pública para debater a política de fornecimento e preços do gás natural comercializado pela Petrobras.

O senador afirma que o processo de privatização da estatal falta com a devida transparência e publicidade. “Se já não bastasse o mal explicado, para não dizer coisa pior, cálculo do valor adicionado aos contratos com as novas concessões das hidrelétricas da Eletrobras, discute-se agora, sabe-se lá com base em quais parâmetros, a valoração (valuation) dos ativos segregados na ENBPar”, critica.

A ENBPar é a sigla para Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional, vinculada à Eletrobras. Segundo o Ministério da Economia, a área voltada para produção de energia nuclear da estatal terá orçamento de R$ 4 bilhões “para que a estatal adquira o controle da Eletronuclear e a parte da Eletrobras no capital de Itaipu”.

Segundo o líder da minoria, o governo “prima em fazer terra arrasada dos princípios republicanos” no processo de privatização.

“Ainda é possível surpreender-se com a prodigalidade na valoração dos ativos da Eletrobras nesse processo de desestatização ou, melhor dizendo, de liquidação de um patrimônio público, tão arduamente construído pelo povo brasileiro. São tantas as questões a esclarecer e de tamanha gravidade que seria impossível tratá-las em uma única audiência pública”, completa o petista.

Leia a íntegra:

Requerimento audiência pública Eletrobras by Metropoles on Scribd

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?