metropoles.com

Senado: mesmo com caso Queiroz, Flávio Bolsonaro terá cargo de direção

Eleição para definir vice-presidências e secretarias da Casa será nesta quarta-feira (6/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
posse no senado
1 de 1 posse no senado - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) foi indicado pelo líder do seu partido no Senado, Major Olímpio (SP), nesta terça-feira (5/2), para comandar a terceira secretaria da Casa. O cargo tem poucas atribuições, mas garante status e assessores comissionados. Flávio, filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), foi o candidato a senador mais votado no Rio na última eleição, mas depois foi atingido pela divulgação das movimentações bancárias atípicas de seu ex-assessor Fabrício Queiroz (no total de R$ 1,2 milhão no intervalo de um ano). As informações são de O Globo.

Na semana passada, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou sem ao menos julgar o pedido de Flávio para que fosse transferida para a Corte a investigação sobre movimentações bancárias.

Com isso, as apurações podem ser retomadas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. No mesmo processo, Flávio pediu a anulação das provas obtidas até agora pelos investigadores. Marco Aurélio sequer analisou esse trecho antes de arquivar.

“Não vejo o menor problema. Ele é um senador pleno, no exercício de seu mandato”, disse o Major Olímpio. Questionado sobre o que faz a terceira secretaria, ele não soube responder.

O regimento interno do Senado cita três atribuições ao terceiro e quarto secretários. São elas: “fazer a chamada dos senadores”, “contar os votos, em verificação de votação” e “auxiliar o presidente [do Senado] na apuração das eleições, anotando os nomes dos votados e organizando as listas respectivas”.

Eleição para presidente
No último sábado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) desbancou o favorito, Renan Calheiros (MDB-AL), e se elegeu presidente do Senado.

Nesta terça-feira, foi definida a divisão dos demais cargos. A primeira vice-presidência ficará com o PSDB, e a segunda, com o Podemos. A primeira secretaria será do PSD, a segunda do MDB e a terceira do PSL. A quarta secretaria e as quatro suplências serão definidas nesta quarta. A eleição em que serão formalizadas as escolhas está marcada para as 15h.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?