metropoles.com

Senado fecha acordo sobre comissões. MDB ficará no comando da CCJ

Os nomes dos presidentes das comissões temáticas serão definidos em sessões nesta quarta-feira (13), às 10h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alcolumbre
1 de 1 Alcolumbre - Foto: null

Durante reunião de líderes dos partidos, realizada nesta terça-feira (12/2), os senadores chegaram a um consenso sobre as legendas que comandarão as comissões temáticas da Casa. Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) afirmou que, agora, caberá a cada sigla escolher os presidentes de cada uma delas.

Os nomes dos senadores que comandarão as comissões serão confirmados na manhã desta quarta-feira (13), às 10h. “Amanhã será por aclamação e não por votação”, garantiu o presidente. Por enquanto, o que se sabe é que o MDB comandará a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é considerada a de maior importância do Senado e com a de Educação.

Já o PSD ficará à frente da Comissão de Assuntos Econômicos e da Comissão de Relações Exteriores. O PT será responsável pelo tema de direitos humanos e a Rede com a Comissão de Meio Ambiente. Ao PSL, caberá a presidência da Comissão de Agricultura.

O Democratas, partido de Alcolumbre, assumirá a Comissão de Infraestrutura e o Podemos a Comissão de Assuntos Sociais. O PSDB ficou com a Comissão de Desenvolvimento Regional e Fiscalização e Controle. “Por se tratar de uma comissão mista, a Comissão de Orçamento atenderá à regra da proporcionalidade e o MDB com 13 senadores, terá a prerrogativa e irá indicar os nomes”, completou o presidente do Senado

Os partidos PRB e PSC, que possuem somente um senador, irão revezar na presidência e vice da Comissão Senado do Futuro.

“Amanhã, todas as comissões vão se reunir no mesmo horário e consolidar, assim espero, por unanimidade, o acordo feito pelos líderes. Por aclamação, vamos fechar os nomes dos presidentes das comissões”, disse o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

A atual mesa diretora do Senado é composta pelo presidente Davi Alcolumbre (DEM). Primeiro e segundo vice, respectivamente, são Antonio Anastasia (PSB) e Lasier Martins (Podemos). Secretários: Sérgio Petecão (PSD), Eduardo Gomes (MDB), Flávio Bolsonaro (PSL) e Luis Carlos Heinze (PP). Há ainda os suplentes Marcos Do Val (PPS), Weverton (PDT), Jaques Wagner (PT) e Leila Barros (PSB).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?