Senado espera aposentadoria de Celso de Mello para sabatinar Kassio Marques
A senadora Simone Tebet afirmou que espera mensagem oficial e despacho da Mesa Diretora da Casa para indicar um relator
atualizado
Compartilhar notícia
A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), afirmou que a Casa vai aguardar a aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello para, só então, sabatinar o indicado ao posto, o desembargador Kassio Nunes Marques.
A aposentadoria do decano está prevista para ocorrer em 13 de outubro. A parlamentar afirma que aguarda mensagem oficial e despacho da Mesa Diretora da Casa para indicar um relator e seguir com a sabatina de Marques.
Em função da pandemia do novo coronavírus, a data deverá ser acordada entre líderes partidários, uma vez que a votação ocorre de maneira presencial.
A indicação do desembargador ao STF foi publicada no Diário Oficial (DOU) desta sexta-feira (2/10), assim como a concessão de aposentadoria ao ministro Celso de Mello.
Em live semanal, feita na noite dessa quinta-feira (1º/10), o presidente confirmou a indicação de Marques para o lugar de Celso de Mello.
“Não vou botar uma pessoa só pelo currículo. [As pessoas] Começam a atirar no cara. Acusar de comunista, socialista, ligado ao PT. Todo mundo ao longo de 14 anos de PT teve alguma ligação, não quer dizer que seja comunista”, disse Bolsonaro, ao se defender das críticas contra a escolha do nome.
Poucas horas após a publicação da indicação, a Associação de Magistrados Brasileiros emitiu nota em que manifesta apoio à decisão do presidente. A entidade afirma ter “confiança na independência e na capacidade técnica” de Marques.