Senado empossa ex-vice-governador de MT, Carlos Fávaro
Ele assume, até a realização de eleições suplementares, a vaga deixada pela Juíza Selma Arruda (Pode-MT), que perdeu o mandato nesta semana
atualizado
Compartilhar notícia
O Senado Federal deu posse, nesta sexta-feira (17/04), ao ex-vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro (PSD), na vaga que era da senadora Juíza Selma Arruda (Pode-MT), que teve sua cassação confirmada nesta semana pela Casa. Fávaro fica no cargo, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), até a realização de eleições suplementares no estado.
Ele prestou seu juramento na sala da Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen), onde estão sendo realizadas as sessões deliberativas remotas da Casa durante a pandemia do novo coronavírus.
Com a chegada de Fávaro, a bancada do PSD passou a do Podemos e se tornou a segunda da Casa, com 12 parlamentares. Na dianteira está apenas o MDB, que tem 13 senadores.
Fávaro, que ficou em terceiro lugar nas eleições para o Senado em 2018, foi beneficiado por uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que, atendendo a uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) do próprio PSD, determinou a posse do terceiro colocado nas eleições de 2018 em Mato Grosso.
As eleições suplementares em Mato Grosso, previstas para abril, foram suspensas justamente por causa da crise da Covid-19 e ainda não têm data marcada. Fávaro já confirmou ao Metrópoles, contudo, que irá disputar.
Selma foi cassada, com o restante da chapa, no fim do ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por seis votos a 1, por caixa 2 e abuso de poder econômico na campanha de 2018, quando venceu Fávaro nas eleições. Naquele ano, a segunda vaga no Senado por Mato Grosso ficou com Jayme Campos (DEM-MT) – completa a bancada mato-grossense na Casa Wellington Fagundes (PR).
Na última quarta-feira (15/04), quatro meses após a decisão judicial, a Mesa Diretora do Senado confirmou a decisão do TSE e declarou vaga uma das três cadeiras de Mato Grosso.