Senado decide avaliar política de reajuste de combustível da Petrobras
Comissão da Casa espera contar com ajuda do TCU para saber se são lícitas atitudes do governo federal
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado Federal decidiu, no início da tarde desta terça-feira (23/04/2019), que irá apurar, com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), a atual política de reajuste de combustíveis praticada pela Petrobras. A medida foi proposta pela ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e aprovada pelos demais senadores na comissão.
De acordo com a justificativa da proposta, a política de preços adotada pela Petrobras a partir de outubro de 2016 – que atrela os valores domésticos aos praticados no mercado internacional – “promove insegurança e imprevisibilidade, sobretudo em um país cujo pilar central de mobilidade é o transporte rodoviário”.
Agora, a comissão pretende fazer uma análise de competência para avaliar se há legalidade na interferência do governo nos preços dos combustíveis. Os senadores pretendem ainda identificar “eventuais associações entre a política de preços e condutas ilícitas, e a apuração de responsáveis por eventuais danos à estatal”.
Também nesta terça, um requerimento apresentado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) foi aprovado. Ele propôs uma audiência pública para debater a política de preços dos combustíveis no governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). A reunião deve acontecer nos próximos dias.