metropoles.com

Senado começa maratona de sabatinas com Anvisa e ANPD

Ao longo do dia, indicados às agências reguladoras serão sabatinados nas Comissões de Infraestrutura, Assuntos Sociais e Meio Ambiente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leopoldo Silva/Agência Senado
Antonio Barra Torres_Leopoldo Silva-Agência Senado
1 de 1 Antonio Barra Torres_Leopoldo Silva-Agência Senado - Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Após uma semana de “recesso branco”, o Senado Federal começou a semana de esforço concentrado para sabatinar autoridades para agências reguladoras, Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal de Contas da União (TCU). Com medidas restritivas, os senadores começaram as sabatinas na manhã desta segunda-feira (19/10) na Comissão de Infraestrutura e as arguições ocorrerão durante todo o dia.

Ao todo, serão dez sabatinados na Comissão de Infraestrutura para ocupar cargos na Agência Nacional de Segurança Sanitária (Anvisa), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A Comissão de Infraestrutura aprovou, na manhã desta segunda-feira, o nome de Wldemar Gonçalves Ortunho para o cargo de diretor-presidente da ANPD, além de Miriam Wimmer, Joacil Basilio Rael, Nairane Farias Rabelo Leitão, Arthur Pereira Sabbat para o Conselho Diretor.

Também passaram pela arguição do colegiado nesta segunda-feira – Juliano Alcântara Noman para o cargo de Diretor-Presidente da ANAC e Tiago Sousa Pereira e Rogério Benevides Carvalho para os cargos de diretores.

Carlos Manuel Baigorri será sabatinado para a vaga de membro do Conselho Diretor da Anatel e Flávia Morais Lopes Takafashi para diretora da Antaq.

Nesta segunda à tarde, a Comissão de Assunto Sociais (CAS) sabatina quatro indicados para a diretoria da Anvisa. Um dos indicados é Antônio Barra Torres, que atualmente é diretor-presidente substituto da agência, e pode ocupar esse cargo forma efetiva se aprovado pelo Senado. Os demais são Alex Machado Campos, Meiruze Sousa Freitas e Cristiane Rose Jourdan Gomes.

À noite, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Casa sabatina Vitor Eduardo de Almeida Saback indicado para o cargo de diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

7 imagens
Jorge Oliveira, ministro da Secretaria-Geral da Presidência
Plenário do Senado Federal
Mesa do Senado durante sessão semipresencial
Totem para votação drive-thru
Totem para votação drive-thru
1 de 7

Bolsonaro chegou a afirmar que indicaria um ministro "terrivelmente evangélico", mas Kassio é católico

Divulgação/OAB
2 de 7

Jorge Oliveira, ministro da Secretaria-Geral da Presidência

Marcos Corrêa/PR
3 de 7

Plenário do Senado Federal

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 7

Mesa do Senado durante sessão semipresencial

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 7

Totem para votação drive-thru

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 7

Totem para votação drive-thru

Hugo Barreto/Metrópoles
7 de 7

Comissão das Relações Exteriores sob a presidência do senador Nelsinho Trad (PSD-MS)

Edilson Rodrigues/Agência Senado

 

Ministros

Nesta terça-feira (20/10), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, indicado para o Tribunal de Contas da União (TCU), será sabatino na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa, que também vai sabatinar Alexandre Costa Rangel para o cargo de diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

No dia seguinte, será a vez do desembargador Kassio Marques, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), ser sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Todos os sabatinados devem passar pelo plenário na quarta-feira (21/10) e necessitam dos votos favoráveis de, ao menos, 41 dos 81 senadores para serem aprovados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?