metropoles.com

Senado aprova uso de recursos parados em fundo de saúde

Matéria que permite a estados e municípios remanejar recursos carimbados foi alterada e, por isso, terá que voltar à Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (25/03), o Projeto de Lei Complementar 232/2019, que permite a estados e municípios fazer a transferência de fundos da saúde remanescentes de exercícios anteriores. Na Casa, a matéria foi emendada pelo líder do governo na Casa, Fernando Bezerra (MDB-PE), para que só fosse válida durante o estado de calamidade pública por causa da pandemia do novo coronavírus. Por isso, voltará à análise da Câmara dos Deputados.

No total, foram 78 votos favoráveis. Segundo Bezerra, na justificativa da emenda, a aplicação dos recursos que estão nos fundos “se torna imperativa à luz das medidas necessárias para enfrentamento ao estado de calamidade pública”.

Na prática, o texto permite a alocação de recursos que, originalmente, foram destinados aos estados e municípios para aplicação em ações e programas pré-definidos. Assim, repasses feitos pela União para, por exemplo, financiar gastos de vigilância em saúde, aquisição de insumos específicos, entre outras medidas, poderão ser utilizados no combate à pandemia.

A justificativa original da matéria, proposta pela deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), era de que a destinação de recursos desconsiderava realidades locais e engessava o orçamento de prefeitos e governadores. A estimativa dela é de que os recursos parados sejam na ordem de R$ 6 bilhões.

Mais uma vez, a análise dos projetos foi feita remotamente, por videoconferência e uso de aplicativo para registro de votos. Esta é a terceira sessão do tipo realizada pelo Senado, que está majoritariamente em regime de teletrabalho por causa do novo coronavírus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?