metropoles.com

Senado aprova venda direta e em bloco de imóveis da União

Projeto altera critérios de definição dos preços mínimos e permite até comercialização direta aos compradores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Senado aprovou, nesta terça-feira (19/05), por 64 votos a 12, o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 9/2020, que, substituindo a Medida Provisória (MP) 915/2019, autoriza a venda em bloco de imóveis da União. A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (29/04).

A MP altera a Lei 9.636/98, que trata da administração e alienação de bens imóveis da União. Assinado pelo governo federal, o texto prevê critérios para definir valores das vendas e novas maneiras para o Executivo vender os imóveis. Entre os procedimentos está, inclusive, a transação direta com o comprador.

O texto passou, contudo, sem o artigo 9º, que estabelecia a desafetação de áreas da Floresta Nacional de Brasília (Flona). Por solicitação da Rede, o trecho em questão foi retirado porque, segundo o líder do partido, senador Randolfe Rodrigues (AP), continha matéria estranha à MP, ou seja, não tinha relação com o assunto principal. Para ele, o assunto deveria ser tratado em projeto específico.

Randolfe também destacou que o artigo seria inconstitucional porque há um julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), na Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adi) 4.717, avaliando que a diminuição de territórios protegidos por medida provisória desrespeita a Constituição.

Na prática, a matéria altera critérios de definição dos preços mínimos de imóveis da União e também permite o desconto, em casos de leilão fracassado, de 25% sobre o valor inicial. Atualmente, o desconto é de 10% em imóveis avaliados em até R$ 5 milhões, a partir da terceira tentativa de leiloá-lo.

Segundo o texto do relator, deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG), a venda é autorizada se houver parecer técnico sobre uma eventual valorização dos bens ou se a negociação de terrenos isolados é considerada “difícil” ou não recomendada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?