metropoles.com

Senado aprova texto-base de projeto sobre abuso de autoridade

Texto estabelece punições para magistrados e integrantes do Ministério Público que cometerem excessos. Projeto voltará à Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Imagem colorida mostra plenário do Senado Federal durante votação - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra plenário do Senado Federal durante votação - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Por 48 votos a favor e 24 contrários, o Senado aprovou na noite desta quarta-feira (26/06/2019) o texto-base do projeto sobre abuso de autoridade, seguindo o relatório apresentado por Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

A proposta teve origem nas “10 medidas contra a corrupção” enviadas pelo Ministério Público Federal e sofreu mudanças ao passar pela Câmara dos Deputados, que acrescentou itens com o objetivo de combater o abuso de autoridade por parte de magistrados e integrantes do Ministério Público.

O relatório de Pacheco, que já havia sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pela manhã, estabelece que o abuso de autoridade só será caracterizado se houver dolo específico, ou seja, será preciso que haja vontade em praticar o ato. “Abusos de autoridade serão aqueles casos muito extremos em que há um excesso evidente do exercício funcional”, explicou o relator.

O PL também prevê aumento da pena mínima para os crimes contra a administração – de 2 para 4 anos de prisão –, incluindo corrupção e peculato, e a possibilidade da tipificação de crime hediondo quando for cometido contra a administração pública.

Após a aprovação do texto-base, os senadores passaram a analisar dois destaques, propostas para modificar a redação – e ambos foram negados.

Por ter sido modificado no Senado, o texto agora voltará à Câmara para uma nova votação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?