metropoles.com

Senado aprova projeto que veda tese de “legítima honra” em feminicídio

Projeto que proíbe a hipótese de legítima defesa de honra para os crimes de violência doméstica contra a mulher foi enviado à Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
Zenaide Maia
1 de 1 Zenaide Maia - Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (6/7), um projeto de lei que veda a hipótese de legítima defesa de honra para os crimes de violência doméstica contra a mulher e o feminicídio. A proposta tramita em caráter terminativo, ou seja, não precisa ser submetida ao crivo do plenário. Agora, o texto vai à Câmara dos Deputados.

De autoria da senadora Zenaide Maia (Pros-RN), a proposta argumenta que ainda são utilizadas teses obsoletas em casos de violência registrados contra mulheres.

Na avaliação da parlamentar, a tese da legítima defesa da honra é “anacrônica”. “Mesmo assim seguem defendidas em nossos tribunais, com o objetivo de justificar a violência pratica contra a mulher, inclusive o feminicídio”, enfatiza.

O texto foi relatado no colegiado pelo senador Alexandre Silveira (PSD-MG), que reiterou as críticas da autora da matéria e reforçou a necessidade de atualização da legislação vigente e do Código Penal.

“Qualquer tipo de violência praticada contra a mulher, em ambiente doméstico ou familiar ou em razão de misoginia, a pretexto de defesa da honra ou de valor social ou moral, além de ser injustificável é prática que jamais deve ser válida para embasar qualquer tese defensiva na seara da justiça criminal”, destaca em seu parecer.

Além disso, Silveira defende que o projeto consolida a orientação do Supremo Tribunal Federal, que já havia decidido contra a atenuante. “Essa proposição prestigia princípios constitucionais vigentes, sobretudo o da dignidade da pessoa humana, bem como confere maior segurança jurídica a nossa legislação processual penal, razão pela qual deve ser aprovada”, prossegue.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?