metropoles.com

Senado aprova projeto que cria a Política Nacional do Câncer

Proposta estabelece princípios e objetivos essenciais à proteção dos direitos dos que enfrentam a doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Waldemir Barreto/Agência Senado
Carlos Viana
1 de 1 Carlos Viana - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (19/8), por votação simbólica, o Projeto de Lei (PL) n° 1.605/19, que institui a Política Nacional do Câncer. A proposta passará por uma nova análise da Câmara dos Deputados antes de ir à sanção presidencial.

O projeto estabelece princípios e objetivos essenciais à proteção dos direitos dos que enfrentam a doença, assim como a efetivação de políticas públicas de prevenção e combate ao câncer.

A matéria estipula também a obrigatoriedade do atendimento integral à saúde da pessoa com câncer por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com assistência médica e psicológica, fármacos e atendimentos especializados, inclusive domiciliares.

De acordo com o relatório, do senador Carlos Viana (PSD-MG), entre os direitos fundamentais previstos para a pessoa com câncer estão: obtenção de diagnóstico precoce; acesso a tratamento universal, equânime, adequado e menos nocivo; acesso a informações transparentes e objetivas quanto à doença e tratamento; assistência social e jurídica; prioridade e proteção ao bem-estar pessoal, social e econômico.

O projeto também assegura a prestação de assistência social ao paciente com câncer, especialmente aquele que esteja em situação de vulnerabilidade social, além de determinar ao poder público a promoção do acesso da pessoa com câncer a todas as instâncias judiciais e à assistência jurídica voltada para o conhecimento e o acesso aos incentivos e subsídios a que tem direito.

A proposta legislativa, em questão, criava o Estatuto da Pessoa com Câncer, mas, por sugestões do senador Paulo Paim (PT-RS) e defendido por outros senadores, mudou de nome, sob o argumento de ser algo mais abrangente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?