metropoles.com

Regularização de assentamento no DF faz Flona perder 43% da área

Proposta promove alterações na composição da Flona para permitir regularização da região que contempla o Assentamento 26 de Setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ICMBio
FLONABRASILIA
1 de 1 FLONABRASILIA - Foto: Divulgação/ICMBio

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (10/8), o Projeto de Lei (PL) 2.776/2020, que altera os limites da Floresta Nacional de Brasília (Flona). De autoria da ex-ministra Flávia Arruda (PL-DF), a matéria foi relatada em plenário pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Agora, o texto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Atualmente, a Flona é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A região é composta por aproximadamente 9.346 hectares divididos em quatro áreas: a primeira possui 3.353 hectares (36% do total); a segunda conta com 996 hectares (11%); a terceira tem 3.071 hectares (33%); enquanto o último pedaço é formado por 1.926 hectares (21%).

A proposição busca ampliar o perímetro da primeira área, promover ajustes no perímetro da última área da unidade de conservação, além de desafetar parte das áreas subsequentes (2 e 3) para fins de regularização urbana. A estimativa é que o novo desenho da floresta deverá excluir 4.067 hectares de sua composição original, ou seja, 43,5% da área.

O objetivo, de acordo com a autora da matéria, é resolver o conflito fundiário em torno da criação do Assentamento 26 de Setembro, que perdura desde 1996. Em contrapartida, o projeto se propõe a definir futuramente uma “área de compensação” à Flona pela perda de terreno.

Em seu relatório, Izalci Lucas afirma que a discussão pela regularização fundiária do assentamento não é recente. “É inegável e conhecido o fato de esse espaço especialmente protegido ter sido estabelecido em áreas habitadas, sem que jamais tenha ocorrido a transferência dessas famílias”, destaca o tucano, que defende o encerramento de um “ciclo histórico que se arrasta há décadas”.

3 imagens
1 de 3

Andre Borges/Esp. Metrópoles
2 de 3

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

Marcos Oliveira/Agência Senado

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?