metropoles.com

Senado aprova projeto de lei para auxílio à agricultura familiar

Projeto estabelece cinco medidas emergenciais para mitigar impactos da pandemia, que deven ser adotadas até 31 de dezembro de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
agricultura
1 de 1 agricultura - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (25/8), por votação simbólica, o Projeto de Lei (PL) n° 823/21 (Lei Assis de Carvalho II), que estabelece medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar, para mitigar os impactos socioeconômicos da Covid-19. Matéria vai a sanção presidencial.

O relatório do senado Paulo Rocha (PT-AP) estabelece cinco medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar a serem adotadas até 31 de dezembro de 2022: fomento emergencial de inclusão produtiva rural; benefício Garantia-Safra; criação de linhas de crédito; Programa de Atendimento Emergencial à Agricultura Familiar; e prorrogação, repactuação e concessão de rebates no âmbito do crédito rural.

O projeto institui o Fomento Emergencial de Inclusão Produtiva Rural para pequenos produtores em situação de pobreza e extrema pobreza, com valor-base de R$ 2,5 mil por família. Quando destinados à mulher agricultora familiar, o valor será de R$ 3 mil por família.

O texto também prevê a criação de linhas de crédito rural destinadas ao custeio e investimento de atividades relacionadas à produção de alimentos básicos e leite, com taxa de 0% ao ano, 10 anos para pagar e carência de cinco anos.

Outras medidas previstas são um programa emergencial de compra de alimentos com doação a pessoas em situação de insegurança alimentar, prorrogação das dívidas rurais da agricultura familiar e suspensão de cobranças judiciais.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), destacou que o projeto é meritório, mas sinalizou que o governo deve vetar o Programa de Atendimento Emergencial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?