metropoles.com

Senado aprova prioridade a criança com deficiência em escolas públicas

Senador Romário e o ministro Milton Ribeiro trocaram farpas, nesta terça-feira, após declaração polêmica sobre educação inclusiva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Senado Federal no final da votação da PL 2.108:2021, que revoga Lei de Segurança Nacional 4
1 de 1 Senado Federal no final da votação da PL 2.108:2021, que revoga Lei de Segurança Nacional 4 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (17/8), por 75 votos a zero, o Projeto de Lei (PL) n° 2.201/21, que garante prioridade à matrícula de crianças e adolescentes com deficiência em creches, pré-escolas e escolas de ensinos fundamental e médio, desde que mantidas ou subsidiadas pelo poder público. A matéria segue para análise na Câmara dos Deputados.

O projeto modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

“A concorrência acirrada por matrículas pode deixar crianças e adolescentes com deficiência fora da escola e da creche, agravando-lhe o isolamento social e atrasando o desenvolvimento de suas potencialidades”, diz o relatório do senador Romário (PL-RJ).

“Trata-se do círculo vicioso de reprodução das dificuldades e de impedimentos. Uma dinâmica que precisa ser interrompida, se realmente desejamos nos transformar em uma sociedade inclusiva e acessível”, completa.

O assunto ganhou mais atenção nesta terça após declaração polêmica do ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre educação inclusiva. Ele teria dito que crianças com deficiência “atrapalhariam” o aprendizado das outras. Romário e Ribeiro  trocaram farpas nas redes sociais, com o senador mandando o ministro “tomar vergonha na cara”.

5 imagens
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, atacou novamente o ensino universitário nesse sábado (21/8) durante evento em Nova Odessa (SP)
Ministro da Educação, Milton Ribeiro
Ministro da Educação, Milton Ribeiro; o presidente da República, Jair Bolsonaro; e a presidente da Capes, Cláudia de Toledo
Ministro da Educação, Milton Ribeiro
1 de 5

Ministro da Educação, Milton Ribeiro

Reprodução
2 de 5

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, atacou novamente o ensino universitário nesse sábado (21/8) durante evento em Nova Odessa (SP)

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
3 de 5

Ministro da Educação, Milton Ribeiro

YouTube/Reprodução
4 de 5

Ministro da Educação, Milton Ribeiro; o presidente da República, Jair Bolsonaro; e a presidente da Capes, Cláudia de Toledo

reprodução/ redes sociais
5 de 5

Ministro da Educação, Milton Ribeiro

Isac Nóbrega/PR

Contudo, o relator aproveitou a tribuna do Senado para defender novamente seu ponto de vista e criticar o ministro. Romário tem uma filha de 16 anos com síndrome de Down.

“Além de demonstração evidente de total incapacidade para ocupar o cargo que tem, revela odioso e ultrapassado preconceito com criança com deficiência. Coisa que jamais pensaria em ter com a maior autoridade da Educação do país”, disse o senador.

“Esse mesmo ministro declarou que a universidade não pode ser para todos. Na verdade, o cargo que de ministro da Educação é que não deveria. Pois, se trata de uma pessoa desqualificada e deselegante para o cargo que ocupa. O Brasil precisa de alguém qualificado a altura dessa pasta e não de um completo imbecil como esse ministro”, agregou.

Repercussão

Romário ganhou apoio de senador nas críticas ao ministro. O vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), classificou a fala de Ribeiro como “agressiva” e “absurda”. “Mostra, em larga escala, qual é a linha de pensamento que vem sendo adotada na ausência de política de educação desde 2019”, afirmou.

Já senador Omar Aziz (PSD-AM) destacou que já teve uma filha com deficiência e chamou Ribeiro de “imbecil”. “Além das mortes que temos hoje, precisamos conviver com um imbecil no Ministério da Educação”, disse.

“Minha solidariedade e o meu repúdio à fala do ministro da Educação. Quem está atrapalhando é ele, é um fardo termos no nosso país um ministro inoperante, incapaz e preconceituoso”, disse o senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?