metropoles.com

Senado aprova PL que endurece pena de crimes contra honra de mulheres

Agravamento da pena até agora estava previsto apenas em crimes de violência física, como lesões corporais e homicídio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Waldemir Barreto/Agência Senado
Plenário do Senado
1 de 1 Plenário do Senado - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Em pauta dedicada ao Dia Internacional da Mulher, o plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (8/3), o Projeto de Lei 3.048/2021, que aumenta as penas de crimes contra a honra – injúria, calúnia e difamação – cometidos contra mulheres, por razão do sexo feminino. A votação foi simbólica e a proposta vai à Câmara dos Deputados.

O aumento já está previsto em crimes de violência física, como lesões corporais e homicídio – que, nestes casos, é convertido em feminicídio. A proposta é de autoria da senadora Leila Barros (sem partido), do Distrito Federal, e foi relatada em plenário pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN).

A matéria, de acordo com a parlamentar brasiliense, busca combater, por meio do endurecimento das penas dos crimes de honra, o preconceito contra as mulheres. “Esse preconceito norteia grande parte dos crimes violentos no Brasil”, enfatiza Leila.

“É o machismo e a discriminação que estão no âmago da conduta criminosa; que justifica e dá vazão a toda sorte de impulsos violentos, fazendo com que o Brasil seja um dos países no mundo onde mais se mata mulheres e minorias”, prossegue a congressista do DF.

A senadora afirma que a medida permitirá “combater o preconceito e a violência contra a mulher na fase inicial, antes que se torne física, antes da lesão corporal, antes do feminicídio“.

“Entendemos também que a postura agressiva e preconceituosa não se restringe aos relacionamentos domésticos ou com pessoas próximas, contemplados na Lei Maria da Penha”, explica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?