metropoles.com

Senado aprova PEC que prevê redução no IPTU para ações sustentáveis

A PEC ainda irá desconsiderar no cálculo do tributo as áreas de imóveis que contarem com a preservação da vegetação nativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
iptu-verde
1 de 1 iptu-verde - Foto: Reprodução

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (13/12) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do IPTU Verde. O objetivo da matéria é de que o valor do imposto seja reduzido em imóveis que contribuam para a preservação do meio ambiente. A PEC, de 2019, foi relatada pela senadora Eliziane Gama (Rede-MA).

A PEC ainda irá desconsiderar no cálculo do tributo as áreas de imóveis que contarem com a preservação da vegetação nativa. Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU é voltado a propriedades com construção no meio urbano. Anualmente ele é cobrado de todos os proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais nas cidades.

O texto, de acordo com emenda, busca “estabelecer critérios ambientais para a cobrança do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana e desonerar a parcela do imóvel com vegetação nativa”.

A proposta também prevê o desconto da taxação para construções que contarem com o reaproveitamento de águas pluviais, o reúso da água servida, o grau de permeabilização do solo e a utilização de energia renovável no imóvel. A previsão, no entanto, não obriga o cumprimento por parte dos municípios.

A Constituição, até então, não possui dispositivos que determinem a redução ou isenção do valor do imposto.

Em justificativa, o autor, senador Plínio Valério, afirmou que a mudança é uma de forma a possibilitar que as alíquotas do IPTU sejam diferenciadas não apenas em virtude do valor, da localização e do uso do imóvel, mas também de acordo com critérios baseados na “responsabilidade ambiental”.

“Nesse sentido, passa também a possibilitar tratamento específico, para fins de incidência da exação, a medidas ambientalmente adequadas adotadas pelos proprietários, como o reaproveitamento de águas pluviais, o reuso da água servida, a preservação da permeabilidade do solo e a utilização de energia renovável no imóvel”, escreveu.

Agora, a PEC segue para a votação na Câmara dos Deputados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?