metropoles.com

Senado aprova PEC que introduz renda básica como direito social

Por se tratar de proposta de emenda à Constituição, a matéria precisa ser aprovada em dois turnos pelo plenário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Plenário do Senado Federal – Brasília(DF), 10/05/2016
1 de 1 Plenário do Senado Federal – Brasília(DF), 10/05/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (9/11), o texto-base de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que introduz a renda básica como direito social. A matéria recebeu 63 votos a favor e nenhum contrário. Agora, o texto vai à Câmara dos Deputados.

De autoria do líder do MDB na Casa, senador Eduardo Braga (AM), a matéria estabelece que “todo brasileiro em situação de vulnerabilidade de renda terá direito a uma renda básica garantida  pelo poder público”. A matéria foi relatada em plenário pelo senador Antonio Anastasia (PSD-MG).

A renda básica, de acordo com o texto, agora será instituída por lei e poderá ser implementada em etapas, priorizando os cidadãos em situação de insuficiência de renda. A proposta abre margem para que o pagamento de renda básica não seja limitado pelo teto de gastos do orçamento.

Conforme o texto aprovado, a renda básica será neutra do ponto de vista fiscal e poderá ser custeada tanto pelo aumento da arrecadação quanto pela integração com outras despesas, inclusive as previstas na Constituição.

Braga defende que a atual crise econômica “revelou mais que nunca nossas desigualdades”. “A história nos chama a agir. Todos os brasileiros devem estar protegidos, não somente os que conquistaram a carreira assinada. Propomos a renda básica como direito social”, enfatizou o emedebista.

Em defesa da matéria, os senador amazonense entende que a PEC “tem potencial para reduzir drasticamente nossas desigualdades sociais e regionais”. “Tudo indica que a renda básica será uma proteção essencial para dar segurança para as famílias brasileiras diante de um futuro que se mostra desafiador”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?