Senado aprova criação do Dia Nacional em Homenagem às Vítimas da Covid
A data escolhida foi 12 de março, dia do primeiro óbito causado pela doença no país
atualizado
Compartilhar notícia
O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (16/11), o Projeto de Lei (PL) 2.356/2021, que institui 12 de março como o Dia Nacional em Homenagem às Vítimas da Covid-19. A data corresponde ao primeiro óbito em decorrência de complicações da doença registrado no país.
O projeto é de autoria dos senadores Rogério Carvalho (PT-SE) e Humberto Costa (PT-PE). Médicos de formação, os parlamentares afirmam que a criação da data representa “justa homenagem” às vítimas e familiares de pessoas que morreram em função da enfermidade.
“Mais do que simples estatísticas, os falecidos são nossos pais, irmãos, parentes e amigos queridos. Suas ausências nos deixam imensa dor; o país está enlutado. Cada uma dessas vidas perdidas importa muito e jamais as esqueceremos”, enfatiza o texto da proposta.
No texto, os petistas defendem que a morte registrada em 12 de março “foi o prenúncio de uma tragédia sem precedentes na história nacional”.
“Assistimos, desde então, a hospitais lotados e à atuação de autoridades negacionistas. Por outro lado, pudemos ver, emocionados, o esforço dos valorosos profissionais de saúde, os quais, muitas vezes sem condições adequadas de trabalho, salvaram inúmeras vidas com sua dedicação exemplar”, dizem os autores do PL.
A proposta foi relatada em plenário pela senadora Simone Tebet (MDB-MS), que ofereceu parecer favorável à matéria. A líder da bancada feminina do Senado argumentou que…