metropoles.com

Senado aprova convite a Pazuello para explicar vacinação contra Covid-19

Líder do governo disse que ministro está à disposição, por isso, não havia a necessidade de o comparecimento ser compulsório

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Pazuello anuncia aquisição de 100 milhões de doses da vacina
1 de 1 Pazuello anuncia aquisição de 100 milhões de doses da vacina - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Senado aprovou nesta quinta-feira (4/2) um convite para que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, preste esclarecimentos sobre as ações do governo para imunizar a população contra a Covil-19.

O pedido apresentado inicialmente pela senadora Rose de Freitas (MDB-ES) era de “convocação”, o que tornaria obrigatório o comparecimento do ministro.

“Um dos requerimentos é voltado a trazer o ministro da Saúde para que ele explique, informe, o que nós vivemos. As informações que temos são as da mídia, que diz que houve expediência para isso”, pediu, ao plenário, a senadora.

“Estamos enfrentando os piores momentos da pandemia, com elevação, com a situação enfrentada no Amazonas”, continuou.

Bezerra afirmou que Pazuello está à disposição para ir ao Senado e, por isso, não havia a necessidade de tornar o comparecimento compulsório. O senador Major Olímpio defendeu a convocação. “A morte não convida, convoca.”

Antes da sessão, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também informou que vai analisar o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, após a sessão do Senado, para assim tomar a decisão de instalar ou não a investigação.

A abertura da CPI depende da definição de Pacheco sobre o pedido apresentado por 30 senadores, encabeçado por Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

“Eu soube do requerimento da CPI, das assinaturas, mas ainda não o examinei. Vou examinar junto com a assessoria após a sessão.”

Antes de entrar na seção, ele sinalizou ser favorável, a princípio, à realização de uma discussão sobre as ações na pandemia.

“É importante haver toda e qualquer discussão que seja em torno da questão da pandemia. Vamos avaliar só os requisitos próprios da CPI, para saber se é o caso de instalá-la ou não.”

Sem oxigênio

O requerimento foi formalmente apresentado na tarde desta quinta e tem por objetivo verificar se houve omissão do governo federal no enfrentamento da pandemia de coronavírus, incluindo as suspeitas de ações e omissões que levaram ao agravamento da situação sanitária no Amazonas, com a ausência de oxigênio para os pacientes internados.

Durante a sessão desta quinta, a primeira do ano utilizando o sistema híbrido com apenas alguns senadores em plenário, alguns parlamentares se dirigiram diretamente a Pacheco pedindo uma decisão em favor da abertura de investigação.

“O que aconteceu no Amazonas não tem parâmetro para o Brasil e, proporcionalmente, somos os país com o maior número de mortes por dia”, disse o autor do requerimento, senador Randolfe Rodrigues.

Eduardo Braga (MDB-AM) enfatizou que até o momento o governo não deu reposta efetiva para a crise em seu estado. “Temos vidas humanas abandonadas no interior do Amazonas, portanto, encaminho essa indicação”, disse.

“Assinei o pedido de CPI para que possamos entender, compreender, fiscalizar e explicar para o Brasil de que forma aplicamos o recurso que nós do Senado e que o governo federal mandou aos estados brasileiros, inclusive ao meu estado e que, lamentavelmente, não representou até agora reposta para aqueles que estão necessitando de socorro”, destacou.

4 imagens
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello
Eduardo Pazuello
1 de 4

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 4

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 4

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 4

Eduardo Pazuello

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?