metropoles.com

Senado aprova aumento de pena para crime de fraude eletrônica

PL fixa pena de reclusão de três a seis anos e pena será aumentada de em até um terço se o crime for cometido contra idoso ou vulnerável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Rodrigo Cunha_Jefferson Rudy-Agência Senado
1 de 1 Rodrigo Cunha_Jefferson Rudy-Agência Senado - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (25/11), por votação simbólica, texto-base do projeto de lei 4.554/20, que altera o Código Penal para fixar penas mais severas para quem praticar fraude por meio de dispositivo eletrônico. Agora, parlamentares analisam os destaques. Texto segue para análise na Câmara dos Deputados.

O relatório do senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) fixa pena de reclusão de 3 a 6 anos ao criminoso que praticar fraude por meio de dispositivo eletrônico ou de informática, conectado ou não à internet, com ou sem a violação de mecanismo de segurança, ou com utilização de programa malicioso. O texto é de autoria de Izalci Lucas (PSDB-DF).

A pena será aumentada em um terço se o crime for cometido contra idoso ou vulnerável. “Os idosos são alvos fáceis, podendo se desfazer, de forma quase instantânea, de todo o provento recebido no mês. A mesma fragilidade acomete as pessoas ditas vulneráveis”, diz o relatório.

Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, 46% dos internautas foram vítimas de algum golpe financeiro em 2016. Ainda segundo a pesquisa, o prejuízo com fraudes ultrapasse R$ 1,8 bilhão ao ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?