metropoles.com

Semana terá reunião de Bolsonaro com ministros e votação do orçamento

Parlamentares devem votar Orçamento 2019 entre terça (18/12) e quarta-feira (19), mesmo dia do encontro da futura cúpula do Executivo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Lopes/Divulgação
Reunião bancada PSDB com Bolsonaro
1 de 1 Reunião bancada PSDB com Bolsonaro - Foto: Gustavo Lopes/Divulgação

A  semana de atividades no Congresso Nacional antes do Natal deve agitar deputados e senadores. A previsão é que a votação do Orçamento  2019 ocorra entre terça-feira (18/12) e quarta (19), antes das festas de fim de ano. Em paralelo às atividades parlamentares, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), viajará do Rio de Janeiro a Brasília para reunião com ministros escolhidos para seu governo também na quarta. Anteriormente, a assessoria dele informou que Bolsonaro não teria compromissos na capital na semana que está por vir.

A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), formada por deputados e senadores, aprovou na quinta (13) o orçamento da União para o exercício de 2019. Os parlamentares chancelaram o relatório substitutivo – elaborado pelo senador Waldemir Moka (MDB-MS) – ao Projeto de Lei nº 27, de 2018, e estabeleceram o montante de R$ 3.381,9 trilhões para a Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano.

Esse é o valor total que o presidente da República eleito, Jair Bolsonaro (PSL), terá disponível em seu primeiro ano à frente do Executivo federal. Além da conclusão dos trabalhos na CMO, a votação depende do andamento de projetos pautados anteriormente.

Encontro com todos os ministros
A quarta-feira também será importante para a cúpula da próxima gestão do Executivo Federal. Às 10h, Bolsonaro comandará em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o primeiro encontro com todos os 22 nomes escolhidos por ele para chefiar os ministérios.

Na última reunião dos futuros chefes das pastas (foto em destaque), faltaram, por exemplo, o da Economia, Paulo Guedes, e de áreas ainda não indicadas à época, como Direitos Humanos e Meio Ambiente, as últimas anunciadas pelo presidente eleito. Bolsonaro vai embarcar do Rio de Janeiro para a capital às 7h e retornará ao Rio, onde passará o Natal, às 19h.

Nos últimos dias, o próximo presidente da República recebeu mais de 300 deputados federais em reuniões com bancadas partidárias. O militar da reserva atendeu parlamentares do PSL, PP, MDB, PR, PRB, DEM, PSDB, PSD e Podemos. Outras siglas devem marcar presença nesta semana no CCBB para conversar com o futuro ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni, que deve, ainda, anunciar secretários e nomes de segundo escalão da gestão Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?