metropoles.com

Semana na Câmara: relatório de denúncia contra Temer e votação da LDO

Para ter prosseguimento, a acusação feita pelo procurador-geral da República deve ser admitida pelos deputados na CCJ e, depois, no plenário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Brasília (DF) 12/09/2015 – Congresso Nacional – Foto, Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF) 12/09/2015 – Congresso Nacional – Foto, Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) sobre a denúncia apresentada contra o presidente Michel Temer (PMDB) estará no centro das atenções da Câmara dos Deputados nesta semana. A acusação foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e, para ter prosseguimento perante a Justiça, precisa ser admitida pelos deputados em duas etapas de votação: primeiro na CCJ, depois no plenário.

Também está programada para a noite de quarta-feira (12) a sessão do Congresso Nacional que deve analisar 15 vetos presidenciais, além do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018

O trâmite na CCJ terá início nesta segunda-feira (10/7) à tarde, com a leitura do parecer do relator Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) pela admissibilidade ou não da denúncia. No mesmo dia, logo após a apresentação do relator, a defesa de Temer deve fazer a exposição oral de seus argumentos na CCJ.

A partir desta quarta, os integrantes da comissão devem começar a fase de debates em torno do parecer. A expectativa é que a discussão se estenda por mais de 40 horas. Isso porque a presidência da comissão permitiu que todos os 66 deputados e seus respectivos suplentes tenham direito à fala por até 15 minutos.

Há a possibilidade de até 40 deputados não integrantes, 20 contrários e 20 favoráveis ao processo, se manifestam por até 10 minutos cada. A lista de inscrição para os oradores será aberta meia hora antes da sessão de quarta. A presidência do colegiado já adiantou que os trabalhos da comissão não vão se estender pela madrugada.

Até o momento, ainda não foi definida data para votação do parecer pelo colegiado. Mas, de acordo como Regimento Interno da Câmara, a comissão deve encerrar a tramitação da denúncia no prazo de até cinco sessões contadas a partir da entrega da defesa escrita de Temer, ocorrida em 5 de julho. Na última sexta-feira (7), os deputados governistas garantiram quórum no plenário com o objetivo de acelerar o processo, contando o prazo de uma das cinco sessões.

Em decorrência da relevância da matéria e para evitar confusão, o acesso à sala da CCJ ficará restrito aos parlamentares, servidores autorizados e imprensa credenciada. O ingresso de pessoas na Câmara portando banners, cartazes, faixas e similares ficará proibido e caberá aos agentes do Departamento de Polícia Legislativa o controle do fluxo.

O mesmo procedimento foi adotado durante a análise do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Plenário
Com mais de 1,5 mil emendas ao texto da proposta, o relatório do deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) sobre a LDO deve ser discutido pelos deputados e senadores. De acordo com a Constituição, os parlamentares não podem entrar em recesso, previsto para se iniciar na próxima segunda-feira (17), sem que a lei tenha sido votada.

Esta será a primeira LDO a ser votada após aprovação da emenda constitucional do Teto de Gastos Públicos, que atrela os gastos à inflação do ano anterior por um período de 20 anos.

Além disso, no plenário da Câmara, três medidas provisórias (MPs) trancam a pauta de votação. Entre elas, a MP 772/2017, que dispõe sobre a inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal. Está prevista também a discussão do projeto de lei que introduz no Código Penal brasileiro o crime de assédio moral no trabalho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?