metropoles.com

Sem Temer, Executiva do PMDB inicia reunião para debater filiações classificadas como oportunistas

O principal objetivo do encontro é votar resolução que poderá obrigar todas as novas filiações de deputados e senadores a passarem pelo comando nacional do partido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Congresso Nacional
1 de 1 Congresso Nacional - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Começou por volta das 10h40 desta quarta-feira (16/12), a reunião da Executiva Nacional do PMDB na qual o partido pode aprovar resolução contra as chamadas filiações “oportunistas”. O encontro acontece na sede nacional da legenda, que fica dentro da Câmara dos Deputados. Com a ausência do vice-presidente da República e presidente nacional do partido, Michel Temer (PMDB-SP), a reunião está sendo presidida pelo vice-presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO).

O principal objetivo do encontro é votar resolução que poderá obrigar todas as novas filiações de deputados e senadores a passarem pelo comando nacional do PMDB. A ideia foi articulada por Temer e pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), em reunião na segunda-feira (14).

O objetivo é barrar articulação do Planalto e da bancada peemedebista carioca de trazer deputados de outros partidos para o PMDB para apoiar a restituição de Leonardo Picciani (RJ), pró-governo, à liderança da sigla na Casa.

Picciani foi destituído do cargo na semana passada, após articulação de deputados da ala pró-impeachment. Com aval de Temer, esses parlamentares colheram 35 assinaturas indicando Leonardo Quintão (MG) como novo líder do PMDB na Câmara.

A articulação para derrubar Picciani começou após o parlamentar carioca se recusar a indicar deputados antigoverno para algumas das oito vagas a que a legenda terá direito na comissão especial do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Presenças
Além de Raupp, Quintão e Picciani, participam do encontro os deputados Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), Osmar Terra (PMDB-RS), o ex-ministro da Aviação Civil Eliseu Padilha (PMDB-RS) e o ex-ministro Geddel Vieira Lima – dentre outros membros da Executiva Nacional do partido.

Como já havia revelado o jornal O Estado de S. Paulo, Temer desistiu de participar da reunião diante da possível retaliação da ala governista do partido, que ficou irritada com a proposta de mudar as regras das novas filiações

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?