metropoles.com

Sem Mourão, Bolsonaro reúne Conselho de Governo nesta quarta-feira

Órgão conta com o primeiro escalão do governo e o vice-presidente, que cumpre agenda no Pará. Presidente avalia ainda Conselho da República

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
(Brasília - DF, 15/07/2019) Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante a 16ª Reunião do Conselho de Governo. Foto: Marcos Corrêa/PR
1 de 1 (Brasília - DF, 15/07/2019) Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante a 16ª Reunião do Conselho de Governo. Foto: Marcos Corrêa/PR - Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reúne, na manhã desta quarta-feira (8/9), os ministros de Estado no Palácio do Planalto. O vice-presidente da República também participa das reuniões do chamado Conselho de Governo, mas, desta vez, o general Hamilton Mourão (PRTB) está em agenda no Pará para tratar da questão ambiental.

A reunião não consta na agenda oficial das autoridades, mas o Metrópoles confirmou a presença de alguns ministros, entre eles, Walter Braga Netto (Defesa), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral da Presidência) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos).

Segundo apurou o colunista do Metrópoles Igor Gadelha, o objetivo da reunião do Conselho de Governo desta quarta é avaliar o resultado das manifestações bolsonaristas no 7 de Setembro, principalmente em Brasília e São Paulo, onde o presidente discursou.

Durante discurso na capital federal na terça-feira (7/9), Bolsonaro anunciou que convocaria reunião do Conselho da República. De imediato, lideranças políticas que compõem o colegiado anunciaram que não participariam do encontro.

O Conselho da República é responsável por se pronunciar sobre possível intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio e “questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas”. É formado por 14 integrantes, entre eles, o presidente da Câmara, do Senado e lideranças das duas Casas.

A convocação do Conselho da República precisa ser publicada no Diário Oficial da União com antecedência.

A única vez que o Conselho da República se reuniu foi em 2018, quando ocorreu a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro. Sob o comando do então presidente Michel Temer (MDB), o Conselho de Defesa Nacional também foi acionado. A maioria dos integrantes votou de forma favorável à intervenção.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?