Sem atingir cláusula de barreira, PPL se fundirá ao PCdoB
Partido elegeu apenas um deputado federal e afirmou, em nota, que decisão deve ser oficializada no próximo dia 2 de dezembro
atualizado
Compartilhar notícia
O PPL, que na última eleição presidencial lançou João Goulart Filho (foto em destaque) como candidato ao Palácio do Planalto, será incorporado pelo PCdoB. Em nota, o partido disse que irá se fundir pois não conseguiu superar a cláusula de barreira, ou seja, elegeu apenas um deputado.
“De comum acordo, as direções das duas legendas concluíram, então, que o caminho para realizar os objetivos propostos é o da unidade, cujo encaminhamento prático, legal e imediato é a incorporação do PPL ao PCdoB”, diz a nota. A união deve ser oficializada no próximo dia 2 de dezembro.
Pela regra que entrou em vigor neste ano, só terão acesso aos recursos do fundo partidário e à propaganda gratuita no rádio e na TV os partidos que obtiveram, nas eleições para a Câmara, no mínimo, 1,5% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos nove estados, com no mínimo 1% em cada um deles; ou elegeram não menos que nove deputados federais distribuídos, também, em nove estados.