metropoles.com

Sem assinaturas suficientes, Aliança pelo Brasil acaba (sem começar)

Criado para abrigar o presidente Jair Bolsonaro, sigla não foi capaz de levantar as 492 mil assinaturas mínimas necessárias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
aliança-pelo-brasil
1 de 1 aliança-pelo-brasil - Foto: Reprodução/Twitter

Teve fim, nesta quinta-feira (29/4), o prazo final para que o partido Aliança pelo Brasil apresentasse o mínimo necessário de assinaturas para a respectiva criação da legenda. A sigla foi criada para abrigar o presidente Jair Bolsonaro, hoje no PL, após sua ruptura com o PSL, pelo qual ascendeu ao Palácio do Planalto.

Eram necessárias em torno de 492 mil assinaturas, mas o partido só conseguiu levantar 182.076 signatários. Para que um novo partido saia do papel, a legislação estabelece um período de até dois anos desde o registro da sigla em cartório para que consiga viabilizar o número mínimo de apoiadores.

As pessoas que assinam não podem ser filiadas a outros partidos e precisam ser eleitores registrados.

O Aliança pelo Brasil foi, inclusive, beneficiado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidiu estender o prazo em mais 120 dias, em razão das dificuldades impostas aos partidos pela pandemia da Covid-19.

O partido foi registrado em novembro de 2019, pelo vice-presidente da legenda, Luís Felipe Belmonte. O evento contou com a participação de Bolsonaro e de boa parte da ala bolsonarista do PSL, além de aliados de outros partidos e ministros do governo. Na convenção, foi divulgado o estatuto do partido e sua diretoria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?