metropoles.com

Sem antecessor presente, Marcos Olsen toma posse no comando da Marinha

Novo comandante da Marinha, almirante Marcos Olsen agradeceu Lula nominalmente durante discurso na manhã desta quinta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Novo comandante da Marinha, Marcos Olsen -- Metrópoles
1 de 1 Novo comandante da Marinha, Marcos Olsen -- Metrópoles - Foto: Reprodução

O almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen tomou posse na manhã desta quinta-feira (5/1) como comandante da Marinha.

Rompendo a tradição, o antecessor de Olsen, o almirante de esquadra Almir Garnier Santos, não participou da cerimônia. Garnier foi levado ao cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Apesar da falta, Garnier enviou uma mensagem, que foi lida durante o evento. O ex-comandante desejou sucesso a Olsen, a quem chamou de “dileto amigo”.

Por sua vez, em seu discurso, Olsen afirmou ter notória gratidão ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por nomeá-lo comandante da Força.

“Agradeço o introdutório de orientações e estímulos, particularmente, ao referir-se à necessidade preeminente de prover o requerido espaço orçamentário para aumentar a capacidade e a prontidão operacional da Marinha”, disse.

Na segunda (2/1), o novo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, não citou Lula ao assumir o cargo.

“Lealdade”

Olsen também agradeceu ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a quem prometeu lealdade.

O evento contou com a participação dos comandantes da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, e do Exército, Júlio César Arruda, de ex-comandantes e de ministros de Estado.

Também estiveram presentes os ex-ministros da Defesa Geraldo Magela da Cruz Quintão, Raul Jungmann, Fernando Azevedo e Silva e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, além do ex-comandante do Exército general Eduardo Villas Boas.

“O senhor terá a grande responsabilidade de liderar marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis para que continuem diuturnamente a atuar com afinco, de forma a possibilitar que a Marinha cumpra cada vez melhor sua nobre missão de empregar todos os seus recursos para defender a nossa pátria e assegurar a soberania brasileira em terra ou no mar”, afirmou Múcio, em sua fala.

O ministro da Defesa assinalou também que os desafios impostos à Marinha não são poucos.

“Ratifico a minha plena tranquilidade em saber que o timão da Marinha está confiado às mãos competentes de tão experiente oficial”, acrescentou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?