Seis partidos se unem em bloco a Maia para disputa da Câmara em 2021
O grupo é formado por DEM, PSL, MDB, PSDB, Cidadania e PV e reúne 163 deputados e deve anunciar o candidato até o próximo sábado
atualizado
Compartilhar notícia
Seis partidos formalizaram, nesta quarta-feira (9/12), a formação de um novo bloco na Câmara dos Deputados a partir de 2021 visando a disputa pelo comando da Casa. O grupo é formado por DEM, PSL, MDB, PSDB, Cidadania e PV e reúne 163 deputados. O bloco deve anunciar o candidato até o próximo sábado (12/12). A eleição interna ocorre no dia 1° de fevereiro de 2021.
Segundo o líder do PV, Enrico Misasi (SP), o partido fechou acordo com o ideal de uma Câmara independente, visando uma candidatura que dê continuidade ao que foi construído por Maia.
Os pré-candidatos do grupo são Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Baleia Rossi (MDB-SP), Elmar Nascimento (DEM-BA), Luciano Bivar (PSL-PE) e Marcos Pereira (Republicanos-SP).
O requerimento assinado pelos líderes dos partidos ainda não foi protocolado na Secretaria-Geral da Câmara.
Lira
Na tarde desta quarta-feira, o líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), oficializou sua candidatura à presidência da Casa, com o apoio de PP, PL, PSD, Solidariedade, Avante, Pros, Patriota e PSC. O grupo soma 160 deputados.
Durante o ato de Lira, o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira (PP-PI), disse que fechou acordo com o PTB. O partido possui 11 deputados. Em reunião nesta quarta-feira, a bancada do PSB, com 31 deputados, sinalizou apoio a Lira.