metropoles.com

Secretário de Crivella censura obra de arte por “vilipêndio à fé”

Obra se chama Virgem Maria Trans e mostra a santa com pênis e seio à mostra. Parlamentares pediram fechamento de exposição em espaço público

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
santa1
1 de 1 santa1 - Foto: Reprodução

O secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Adolpho Konder, anunciou neste domingo (23/02/2020), nas redes sociais oficiais do órgão, a censura de uma obra que ele considerou representar um “vilipêndio da fé cristã”. Trata-se de um colagem que representa a Virgem Maria com um seio à mostra e um pênis. A tela traz ainda a inscrição: “Deus acima de tudo, gozando acima de todos”. A obra está em uma mostra no Centro de Cultura Hélio Oiticica, que é público.

Seu autor é o artista Órion Lalli, de 25 anos. Ela faz parte de uma série sobre o vírus HIV, área de militância do paulistano. Ao jornal O Globo, ele disse que o trabalho “Virgem Maria Trans” (imagem em destaque) não é um ataque à religião. “Quero apenas deixar uma reflexão imagética sobre ícones, falar dessas imagens que povoam e atravessam o nosso imaginário e que de certa forma moldam a nossa maneira de pensar”, justificou.

A obra está exposta desde a última semana e já vinha sendo criticada por deputados estaduais e vereadores do Rio, que faziam campanha para que a gestão do prefeito Marcelo Crivella censurasse o trabalho, o que aconteceu neste domingo. “Recebemos a informação de que uma das obras de arte no Centro Cultural Hélio Oiticica estava ofendendo a fé cristã. De imediato fomos ao local e constatamos vilipêndio”, disse ele, que culpou uma “gestão anterior” pela aprovação da mostra no espaço público.

“A Secretaria de Cultura abriga as mais diversas expressões culturais e artísticas, mas não podemos admitir nada que promova intolerância e ofensa ao sentimento religioso de qualquer credo”, disse Konder.

Veja abaixo a manifestação completa:

Na última quinta-feira (20/02/2020), agentes públicos da prefeitura já haviam vistoriado a exposição, mas não optaram pela censura, e sim pela mudança na classificação indicativa de 10 para 16 anos. Como a pressão dos parlamentares, tanto evangélicos quanto católicos, a decisão foi revista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?