metropoles.com

Secretária da Mulher do governo Temer é contra o aborto

Ex-deputada federal pelo Amapá, Fátima Pelaes já foi chamada de “feminista radical” e hoje é uma defensora da “família e da vida desde a concepção”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PMDB/Divulgação
Fatima Pelaes
1 de 1 Fatima Pelaes - Foto: PMDB/Divulgação

O nome de Fátima Pelaes (AP) para a Secretaria das Mulheres do governo do presidente em exercício Michel Temer não foi bem recebido por grupos feministas e movimentos que lutam contra a descriminalização do aborto. A pasta é subordinada ao Ministério da Justiça.

Presidente do PMDB Mulher, Fátima é uma defensora ferrenha da “família e da vida, desde a concepção”. Ex-deputada federal pelo Amapá, a socióloga tem na trajetória política dois momentos marcantes: a mudança ideológica depois de conhecer Jesus e um escândalo em que ela teria sido acusada de desviar dinheiro do Ministério do Turismo.

A reportagem do Huffpost Brasil traçou um perfil da futura secretária, trazendo à tona inclusive quando a peemedebista votou contra uma proposta do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que proibia uma empresa de pagar salários diferentes a homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo.

Segundo a matéria publicada pela repórter Grasielle Castro, a peemedebista deu um depoimento em 2013 à Casa Publicadora das Assembleias de Deus no qual contou como mudou sua concepção sobre as pautas que tramitam na Câmara.

“De 1991 a 2002, exerci três mandatos de deputada federal. Nesse período, como ainda não conhecia Jesus Cristo, defendi bandeiras de lutas contrárias aos valores bíblicos, como, por exemplo, a defesa do aborto, por entender, naquela época, que a mulher era “dona” de seu corpo, não conseguindo enxergar que ali há uma vida.
Defendi, veementemente, o Projeto de Lei 1135/91, que visava a descriminalizar o aborto no Brasil. Além disso, não via a família como um projeto de Deus e cada um deveria constituí-la como bem entendesse.

Após o naufrágio e minha conversão, passaram-se quatro anos. Conquistei novo mandato de deputada federal. Coloquei o mandato à disposição de Deus. Firmei um compromisso de glorificar o nome do Senhor naquela Casa de Leis. Hoje, eu defendo o direito à vida, o direito de viver tem que ser dado para todos, assim como foi dado para mim, por mais de uma vez”, disse ao CPAD News.

A reportagem apresenta ainda a forma com a qual Fátima Pelaes conseguiu reverter uma discussão sobre o Estatuto do Nascituro ao contar sua própria história:

“Certa feita, na acalorada discussão do projeto de lei “Estatuto do Nascituro” (P.L 478/2007), que defendia a vida desde a concepção, havia uma estratégia bem montada pelos parlamentares defensores do aborto para não aprovar o projeto. A estratégia estava dando certo, até o momento em que fui tomada por um forte impulso do Espírito Santo. Em meio ao calor da discussão, solicitei à palavra. Naquele momento, já havia chorado bastante. Estava indignada pela forma como a matéria estava sendo tratada.

A concepção do ser humano estava sendo tratada numa perspectiva puramente humana, sem considerar que Deus é autor da vida. No embate, um deputado colocava o aborto como direito que a mulher tem sobre o seu próprio corpo. Foi aí que reagi e, contrariando minhas posições dos mandatos anteriores, surpreendentemente, senti força e coragem como nunca antes e falei com autoridade sobre o assunto, relatando minha vida pessoal. Ao concluir a explanação, observei que muitos estavam chorando. O cenário político havia mudado. Os deputados mudaram de posição. Não havia mais clima para aprovar aquele malsinado projeto de lei”

Assista ao vídeo: 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?