metropoles.com

Santini assume cargo no comitê que prepara entrada do Brasil na OCDE

Exonerado há um ano por voar em avião da FAB, Vicente Santini foi nomeado secretário-executivo da Secretaria-Geral no dia 8

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
José Santini e Fernando Wandscheer
1 de 1 José Santini e Fernando Wandscheer - Foto: Reprodução/Twitter

O novo secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Vicente Santini, foi nomeado nesta sexta-feira (19/2) representante da pasta no Comitê Gestor da preparação do pedido de entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o clube de países ricos do qual o país deseja fazer parte.

Pouco mais de um ano após ser exonerado por voar em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) de forma “completamente imoral”, segundo o próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pontuou à época, Santini foi nomeado para o cargo de secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência no último dia 8.

Em janeiro de 2020, o novo secretário-executivo da Presidência fez uso de um avião da FAB para ir a uma reunião do Fórum Econômico Mundial, na Suíça, e depois seguiu viagem para a Índia. Ele foi demitido quando o caso ganhou repercussão na imprensa.

Em setembro, Santini conseguiu voltar ao governo, nomeado para o cargo de assessor de Ricardo Salles, no Ministério do Meio Ambiente, onde estava até então.

Santini acompanha o novo ministro da SG, Onyx Lorenzoni, que volta a ocupar um gabinete no Palácio do Planalto. Inicialmente ministro da Casa Civil, quando houve o episódio de uso de avião da FAB, Onyx acabou remanejado para o Ministério da Cidadania, onde ficou por cerca de um ano.

No fim da semana passada, o presidente Bolsonaro anunciou trocas na Esplanada e nomeou Onyx para a Secretaria-Geral. O Ministério da Cidadania, por sua vez, foi entregue ao deputado João Roma, do Republicanos, em um aceno ao Centrão.

Ex-número 2 da Casa Civil nomeado

Fernando Wandscheer, outro personagem da polêmica demissão de José Vicente Santini, foi nomeado nesta sexta como secretário de Modernização Institucional e Regional da Secretaria-Geral da Presidência.

Wandscheer também foi demitido por Bolsonaro após o caso de utilização do avião da FAB. No calor da polêmica, ele conduziu Santini ao cargo de assessor especial, o que acabou por irritar o presidente.

As nomeações foram publicadas na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União (DOU). Veja:

2 imagens
1 de 2

Reprodução/DOU
2 de 2

Reprodução/DOU

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?